Escrito em

O grupo de estudos do Observatório da Juventude convida: “JUVENTUDES, AÇÕES COLETIVAS E REDES DE AFETOS”

Convidamos a todxs para somarmos juntxs na retomada do nosso grupo de estudos! Neste segundo semestre, propomos como fio condutor de nossas discussões a temática “juventude e diferença”.

Nosso primeiro encontro será nesta sexta, dia 01/09, a partir das 14hrs, no Centro de Referência da Juventude. Na ocasião, com a presença de parceirxs do Observatório e de outros coletivos juvenis – Lucas Oliver, Igor Oliveira, Fórum das Juventudes, etc – queremos produzir um debate sobre o tema “juventudes, ações coletivas e redes de afetos”.

O intuito deste momento é o de discutirmos, a partir de nossas experiências individuais e coletivas, os desafios e novas perspectivas para as formas de organização política das juventudes na contemporaneidade, com ênfase na dimensão da afetividade, isto é, nas possíveis relações entre nossos corpos políticos e suas possibilidades de se afetarem e mobilizarem para criar re-existência aos atuais regimes de dominação da vida e desmonte de direitos.

 

Os textos sugeridos são:

1 – SAFATLE, Vladimir. Medo, Esperança e Desamparo: por uma política dos afetos. (Uma Transcrição de trechos da palestra proferida pelo filósofo e professor da USP Vladimir Safatle, na Reitoria da UFBA, em 02/05/2017). CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TEXTO

 

2 – OLIVEIRA, Igor. HERMONT, Catherine. Juventudes e Participação Política. In:Cadernos Temáticos: juventude brasileira e Ensino Médio. Ed. UFMG, 2014. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TEXTO

 

Os vídeos sugeridos são:

 

https://www.facebook.com/forumdasjuventudesBH/ – 7º Okupa Fórum das Juventudes.

 

https://www.youtube.com/watch?v=yvb6mxyOx0g – Coletivo Toda Deseo (Gaymada e corpos Transpolíticos)

 

https://www.youtube.com/watch?v=YfoiPYZKdWk – Marisa Monte canta em ocupação secundarista.

 

Encontramos-nos lá!

 

 

Apresentação1 Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail