Escrito em

logo_p

INFORMATIVO

N˚ 18 –Junho/2015

O que rola por aí
——————————————

 

A redução da maioridade penal tem mobilizado a opinião pública brasileira em torno de defensores e opositores da medida. O Observatório da Juventude, junto com outras organizações da sociedade civil, tem participado de ações e se manifestado contrário à iniciativa da Câmara dos Deputados. Em debate realizado na UFMG, diversos projetos e programas que abordam a temática da juventude lançaram o manifesto “Carta da Rede Juventude UFMG Sobre a Maioridade Penal”.

Confira em:

http://observatoriodajuventude.ufmg.br/carta-da-rede-juventude-ufmg-a-sociedade-sobre-a-maioridade-penal/

 

Abaixo algumas notícias sobre o tema:

“Reduzir maioridade penal pode agravar a violência: quem lucra, quem morre”

 

Em entrevista para Carta Capital, a Coordenadora do Programa de Proteção à Criança do UNICEF, se manifesta contra o projeto em tramitação no Congresso Nacional de redução da maioridade penal.

 

Leia a entrevista de Casimira a Carta Capital em: http://www.cartacapital.com.br/blogs/cartas-da-esplanada/201creduzir-maioridade-nao-e-solucao-ao-contrario-pode-agravar-a-violencia-1439.html

 

Violência: quem lucra, quem morre

 

A reportagem de Carta Capital desvela os interesses do mercado em ampliar a sensação de insegurança e no desenvolvimento de políticas que atentam contra os direitos de alguns setores da sociedade como jovens pobres, negros e indígenas.

 

Leia mais em:

http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/violencia-quem-lucra-quem-morre-9578.html

 

“Reduzir a maioridade penaliza a juventude”, afirma a cartunista Laerte Coutinho

Vários artista e personalidades se manifestam contra a redução da maioridade penal.

Leia mais em: http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/06/201creduzir-a-maioridade-penaliza-a-juventude201d-afirma-a-cartunista-laerte-coutinho

 

 

 

Acontece no OJ

—————————————-

Pacto Nacional pelo Fortalecimentos do Ensino Médio – PNEM

 

No mês de junho, os últimos encontros de formação referentes à segunda etapa do PNEM foram realizados entre Formadores Regionais e Orientadores de Estudos, todos acompanhados pelos supervisores e professores da IES (instituição de ensino superior) responsável.

Os últimos encontros foram dedicados ao conteúdo do caderno V (Matemática) e também para as avaliações da II etapa de formação do PNEM.

No final do mês de junho, a equipe estará dedicada à organização do Seminário que ocorrerá nos dias 07, 08 e 09 de julho entre todas as IES de Minas Gerais. Este evento tem o objetivo de avaliar os impactos do programa. Para isso estarão presentes no evento Professores Cursistas, Orientadores de Estudos, Formadores Regionais, Supervisores IES e SEE, Professores IES, Coordenadores. Ou seja, todos os sujeitos envolvidos no processo formativo proposto pelo PNEM.

 

Saiba mais em:

http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/

 

Fórum em defesa dos direitos das juventudes e por transformações

O Fórum das juventudes, movimento social organizado em rede, sendo uma ampla articulação de grupos que desenvolvem trabalhos com jovens, realizou nesse semestre várias atividades.

Participamos de um evento no Plug-Minas sobre redução da maioridade penal com jovens do de ações socioeducativas, em que desenvolvemos uma metodologia para potencializar o debate de uma maneira aberta e crítica socialmente. Além disso, no último dia 24 de junho, o Fórum participou de um encontro formativo com técnicas e técnicos do Fica Vivo sobre participação social. Falamos sobre nossas experiências, enquanto grupo na defesa pelos direitos da Juventude e debatemos sobre a relação de juventude e participação política.

Destacamos, também, nossa participação em outros diversos eventos e debates sobre a redução da maioridade penal, nos quais o Fórum manifestou sua posição contrária a essa proposta, como audiências públicas, rodas de conversa com jovens e debates como o ocorrido na UFMG, organizado pela Rede de Juventudes.  Além disso, o Fórum tem participado ativamente do movimento Minas Diz Não a Redução.

Por fim, o Fórum vem construindo e participando de espaços preparatórios para a V Conferência Municipal de Juventudes, que acontecerá nos dias 07 e 08 de agosto. Convidamos todas e todos para participarem desse importante momento de defesa dos direitos das nossas juventudes. Tendo em vista a preparação para a Conferência Municipal, realizaremos nossa pré-conferência no dia 15 de julho. Convidamos grupos e ativistas interessados para comporem essa construção coletiva junto ao Fórum.

Para mais informações, entrem em contato conosco: forumdasjuventudes@gmail.com

Sede do Fórum: 3217-7605

 

Saiba mais em:

http://forumdasjuventudes.org.br/forum-realiza-formacao-com-participantes-do-projovem-adolescente-em-bh/ 

 

 

——————————————————————————————————-
Para enviar sugestões de notícias ou se você não quiser mais receber o Informativo OJ escreva para: estudosepesquisasoj@gmail.com

Se você não quiser receber mais os Informativos do OJ, clique aqui.
———————————————————————————————————-

Expediente

Pesquisa e produção: Luísa Nonato

Coordenação: Geraldo Leão

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail