Escrito em

INFORMATIVO

N˚ 12 – Junho / 2014

 

O que rola por aí
——————————————

ENEM 2014

As inscrições para o ENEM 2014 se encerraram no dia 23/05. As provas irão ocorrer nos dia 08 e 09 de novembro.  Além de servir como critério de seleção para acesso a universidades, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o desempenho na prova ajuda os jovens em outras oportunidades como o ProUNI, FIES e PRONATEC.
Mais informações: http://enem.inep.gov.br/dicas.html

Por que o boné de aba reta é menos que o nó da sua gravata?

Entrou em vigor essa semana no Rio de Janeiro, a pedido da deputada estadual Lucinha (PSDB), uma lei que proíbe usar boné em bancos, lojas e em condomínios. O objetivo seria impedir que “marginais”, segundo a própria autora qualifica, escondam o rosto das câmeras de segurança durante assalto.

A iniciativa tem sido muito criticada pelo seu caráter discriminatório e repressivo: “Leis de prevenção muitas vezes são preconceituosas e arbitrárias. Sem contar que, neste caso, você não estaria nem prevenindo o assalto ou qualquer coisa do gênero que viesse a acontecer, estaria apenas facilitando a identificação pra depois capturar a pessoa. Ou seja, foda-se se morrer alguém durante a parada, o importante é que o culpado seja pego. E o culpado sempre é negro. Se isso é fator de risco e demonstra periculosidade, então a gente tem que criar uma lei para que as pessoas não andem de gravatas, porque elas também servem só pra corromper”. (Toni C, autor da biografia do Sabotage)

Mais informações: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/04/polemica-lei-proibe-uso-de-bone-no-comercio-e-nos-bancos-do-rio.html

Jovens entram no Senado e protestam contra a PEC da maioridade penal

Com poucos senadores na Casa e a maior parte das atenções voltadas para a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobrás, um grupo de jovens conseguiu entrar no Senado para protestar contra a redução da maioridade penal na entrada do corredor que dá acesso às salas das comissões. O assunto está em discussão no Senado que ainda precisa decidir se aprova a proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012).

O texto estabelece punições diferenciadas para adolescentes de 16 anos a 18 anos envolvidos em crimes graves, o que para os estudantes secundaristas é uma estratégia para esconder um “verdadeiro problema”.

Mais informações: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/jovens-protestam-no-senado-contra-a-pec-da-maioridade-penal


Vem aí a Segunda Marcha Contra o Genocídio do Povo Negro
Dia 22 de Agosto, reserve a data!
Reuniões preparatórias para a Marcha ocorrem todas as terças feiras ás 19h00 na Rua Tupinambás, 179, 15° andar.
Mais informações: https://www.facebook.com/reajaminas?fref=ts

PET Conexões convida para o lançamento do
Mapa dos movimentos de resistência da juventude negra de belo horizonte
Dia e horário: 10 de junho de 2014 das 18h30 às 22h00.
Local:  Auditório Bicalho,1º andar da FAFICH.
Mais informações: conexoesufmg@gmail.com

 

Acontece no OJ

——————————————–

 

InterAgindo

O InterAgindo está encerrando mais um processo de formação COM os jovens do Projeto. A formatura dos/as jovens será no dia 03 de junho a partir das 14h00. Contamos com a presença de tod@s!

Mais informações: projetointeragindo@gmail.com

Portal EMdiálogo

No mês de maio a equipe do EMdiálogo pode se dedicar mais às publicações do Portal EMdiálogo. Confira os assuntos que mais se destacaram (acesse www.emdialogo.uff.br).
No último mês, o portal lançou o III Festival de Imagens com o tema “Uma escola sem muros”. Em breve as inscrições serão abertas.
Além disso, nossa equipe se reuniu com a equipe EMdiálogo Rio de Janeiro e depois de muito planejamento surgirão várias novidades para o os próximos meses. Aguardem!

Fórum das Juventudes

Entre os dias 16 e 18 de maio, mais de quarenta ativistas ligados aos direitos da juventude debateram estratégias para pautar a violência contra a população jovem nas campanhas eleitorais de 2014. Vindos/as de nove diferentes estados brasileiros, em todas as macrorregiões do país, os/as participantes levantaram os principais problemas, pautas e compromissos políticos que deverão embasar uma plataforma política de enfrentamento às violações contra jovens brasileiros/as. Também esboçaram um plano de ação para as atividades relacionadas à plataforma, de forma a atuar conjuntamente. A oficina foi realizada no Recanto Santo Agostinho, em Mário Campos, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O principal objetivo da plataforma política é incidir no processo eleitoral deste ano, pautando a luta pelo fim da violência contra as juventudes junto a candidatos e candidatas às assembleias legislativas, à Câmara dos Deputados, ao Senado e aos governos estaduais e federal. A iniciativa integra os esforços da campanha Juventudes contra Violência, lançada pelo Fórum das Juventudes da Grande BH em 2013 e que tem por finalidade ampliar o debate público sobre as diferentes violações dos direitos da população jovem e criar estratégias para sua superação.
Mais informações: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.877254488956368.1073741858.368392189842603&type=3

 

Curso de Atualização EJA e Juventude Viva – JUVIVA

O JUVIVA encerra as atividades de sua primeira edição em 15/06. Nesse primeiro semestre foram formados cerca de 700 professores nos Estados de São Paulo e Alagoas. As inscrições para o segundo semestre já estão em fase de preparação. Outros 700 professores serão atendidos em municípios da Paraíba e da Bahia, além do Distrito Federal.

Mais informações sobre o JUVIVA: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/juviva/

 

——————————————————————————————————-
Para enviar sugestões de notícias ou se você não quiser mais receber o Informativo OJ escreva para: estudosepesquisasoj@gmail.com
———————————————————————————————————-

Expediente:

Pesquisa e produção: Izabella Praes
Coordenação: Geraldo Leão

 

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail