Escrito em

oj

INFORMATIVO

N˚ 20 –Setembro/2015

O que rola por aí
——————————————

“ONU cobra Brasil sobre Maioridade Penal”

A ONU cobrou do governo brasileiro o compromisso em manter a maioridade penal em 18 anos e criticou “tendências conservadoras” no Congresso Nacional que defendem redução desse limite para 16 anos. Entidade também critica a proposta de prolongação de período de internação de menores.

Leia a entrevista completa em: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,onu-cobra-brasil-sobre-maioridade-penal-,1766534

 

“HUGO SILVA: MAIS UM JOVEM CONDENADO À MORTE PELA PM DE MINAS GERAIS”

No dia 14 de Setembro de 2015 a Polícia Militar de Minas Gerais, em um ato de covardia e abuso de poder, assassinou mais um adolescente em Belo Horizonte. Hugo Vinicius Braz da Silva, de 14 anos, conversava com um grupo de amigos no Bairro Pompéia quando policiais militares chegaram e, sem qualquer diálogo ou abordagem, iniciaram os disparos em direção aos jovens.

Leia a notícia completa em: http://forumdasjuventudes.org.br/hugo-silva-mais-um-jovem-condenado-a-morte-pela-pm-de-minas-gerais/

 

“Dilma sanciona lei que torna obrigatório ensino médio em penitenciárias”

Entre as determinações, a nova lei estabelece que o ensino médio, regular ou supletivo, com formação geral ou educação profissional de nível médio, será implantado nos presídios, em obediência ao preceito constitucional de sua universalização.

Leia mais em: http://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2015/09/10/dilma-sanciona-lei-que-torna-obrigatorio-ensino-medio-em-penitenciarias.htm?cmpid=fb-uol

“Centenas de pessoas participaram de mais uma edição da ‘Praia da Estação'”

Sábado, dia 26 de Setembro, aconteceu mais uma edição do “Praça da Estação”, um movimento que surgiu em 2010 e que ganhou as graças dos jovens de BH e tem eventuais edições na praça.

Leia mais em: http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/centenas-de-pessoas-participam-de-mais-uma-edic-o-da-praia-da-estac-o-1.348965

Veja também um vídeo que conta a história do “Praia da Estação”: https://www.youtube.com/watch?v=5354OiTR07E

 

 

Acontece no OJ

—————————————-

 

Grupo de Estudos do Observatório da Juventude

O Grupo de Estudos desse semestre já tem datas e horários definidos.

Para nossos 3 encontros, foram divididos eixos temáticos. São eles:

 

1- Juventude e Gênero (com participação da professora Shirlei Rezende).

2- Juventude e Violência (com a participação do professor Juarez Dayrell).

3- Juventude, participação social e tecnologia (com a participação da professora Juliana Reis).

Iniciaremos com Juventude e Gênero, no dia 08 de outubro, na sala de Teleconferência, às 14hs, na FaE UFMG.

 

 

Confira nossa agenda em:http://observatoriodajuventude.ufmg.br/agenda-grupo-de-estudos/

Pacto Nacional pelo Fortalecimentos do Ensino Médio – PNEM

Nos dias 24 e 25 de setembro aconteceu o seminário “Formação de Professores no Limiar dos 20 anos de LDB” no auditório Neidson Rodrigues localizado na Faculdade de Educação da UFMG.

Trata-se de uma das ações prevista pelo projeto do PNEM. O seminário teve como objetivo fomentar a discussão sobre formação inicial e continuada de professores(as). Para isso o evento contou com a presença de professores pesquisadores de temas como condição docente, currículo, diversidade e educação básica nas mesas. E o público presente foi composto por alunos da licenciatura, alunos da pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior, além de representantes do PNEM (supervisores, formadores regionais, orientadores de estudo e cursistas). O Seminário foi bem avaliado pelas participantes, por ter proporcionado diálogos com sobre temas que regem a educação básica e formação e condição docente. (Veja fotos do evento em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/seminario-formacao-de-professores-da-educacao-basica-2/)

 

 

Saiba mais em sobre o PACTO:  http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/

Fórum das Juventudes – Ações no mês de setembro

Nesse mês de setembro o projeto Fórum das Juventudes realizou diversas atividades e iniciativas, destacando-se a participação na Conferência Municipal de Juventude em BH, em que jovens de várias regiões/grupos e movimentos da cidade puderam discutir temas importantes relacionados à educação, direitos humanos, cultura, trabalho, entre outros. Vale destacar que propostas importantes foram aprovadas na Conferência como: desmilitarização, respeito ao nome social de travestis e transexuais, a mudança do conselho de consultivo para deliberativo, também apareceu como proposta.

Além disso, ao final da plenária da Conferência, Thamires Duarte integrante do Fórum e bolsista do Observatório, foi eleita como delegada para a Conferência Estadual de Juventude de Minas Gerais. (Veja fotos do evento em:http://observatoriodajuventude.ufmg.br/conferencia-municipal-de-juventude-em-bh/)

O Fórum também participou da Conferência Municipal de Juventude de Santa Luzia, em que a integrante do Fórum Ana Beatriz, que também faz parte do Instituto Tucum, foi eleita para a Conferência Estadual. (Link para acesso à reportagem:https://institutotucum.wordpress.com/2015/09/15/conferencia-municipal-de-juventude-santa-luzia/)

Além disso, o Fórum, também, participou de audiências públicas sobre o Plano Municipal de Educação, defendendo a necessidade de se haver discussões que envolvam gênero e diversidade sexual nos currículos das escolas e sobre o Genocídio da Juventude Negra. Outra ação importante foi a participação do Fórum nas rodas de conversa em várias cidades de Minas Gerais, com adolescentes de escolas públicas, através da proposta da Virada da Educação. Nessa atividade @s estudantes trouxeram, sobretudo, os diversos problemas que enfrentam no cotidiano escolar, desde a infraestrutura muito precária até a intensa crítica ao modelo autoritário de ensino.

 

 Saiba mais em: 

 

http://forumdasjuventudes.org.br/forum-realiza-formacao-com-participantes-do-projovem-adolescente-em-bh/ 

——————————————————————————————————-

Expediente

Pesquisa e produção: Luisa Nonato

Coordenação: Geraldo Leão

 

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail