Escrito em

INFORMATIVO

N˚ 28 – Setembro/2016

O que rola por aí

——————————————

 

 Alunas (os) e Professoras (es) da UFMG se mobilizam contra a MP da Reforma do Ensino Médio

No dia 22 de setembro o presidente Michel Temer e o ministro da Educação Mendonça Filho apresentaram a Medida Provisória 746 com propostas de reformulação para o Ensino Médio. A MP 746 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB), de 1996, e gerou a preocupação entre as/os professoras/es e alunas/os.As mudanças consistem na instituição do ensino médio em tempo integral, com ampliação da carga horária de 800 para 1400 horas e a organização do currículo em cinco ênfases ou itinerários formativos, entre outras medidas, entre elas a formação técnica e profissional à escolha do estudante. Além disso, tornam optativas as disciplinas de Artes e Educação Física e exclui as matérias de Sociologia e Filosofia. A iniciativa do Governo Federal tem sido duramente criticada pelos seus retrocessos e pela forma como foi conduzida, sem nenhuma consulta aos diversos atores do campo educacional e á sociedade civil em geral.
A Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG) promoveu um debate sobre a MP, no dia 29 de setembro, na Praça de Serviços do Campus Pampulha. As(os) estudantes das licenciaturas da UFMG, também estão articulando assembleias com indicativo de paralisação para lutar contra a reforma.

Leia a notícia completa em: 

http://www.anped.org.br/news/nota-publica-da-anped-sobre-medida-provisoria-do-ensino-medio/

Curta a página do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio em:

https://www.facebook.com/movimentoemdefesadoensinomedio/?fref=ts/

Veja a programação das mobilizações em: 

https://www.facebook.com/dceufmg/?fref=ts/

Leia a MP 746/2016 em: 

https://avaliacaoeducacional.files.wordpress.com/2016/09/mpdoensino_medio_09_16.pdf/

Manifeste-se sobre a MP 746/2016 em: 

http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=126992/

 

 “E.E. Helena Guerra paralisa aulas contra a reforma do ensino médio e ataques à educação”

Os estudantes da Escola Estadual Helena Guerra de Contagem, Minas Gerais, mobilizados pelo grêmio organizaram uma manifestação contra a MP 746/2016 apresentada pelo governo de Michel Temer. Os estudantes também debateram e repudiaram o avanço de projetos com o “Escola Sem Partido”, que vem ganhando cada vez mais espaço no governo e que propõe, na realidade, colocar uma mordaça tanto nas(os) professoras(es) quanto nas(os) alunas (os). 

Leia a notícia completa em: 

http://esquerdadiario.com.br/E-E-Helena-Guerra-paralisa-aulas-contra-a-reforma-do-ensino-medio-e-ataques-a-educacao/

 

“Estudantes ocupam o IFRN contra MP do Ensino Médio”

Mais de 70 estudantes estão ocupando desde a noite do dia 28 de setembro o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Central. A ocupação, de acordo uma nota lançada no Facebook do Grêmio Estudantil, visa protestar contra o congelamento de gastos na educação pública, a lei Escola Sem Partido, a reforma do Ensino Médio proposta nas últimas semanas pelo Governo Federal e a reforma no Ensino Técnico Federal.

Leia a notícia completa em:  

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/estudantes-ocupam-o-ifrn-contra-mp-do-ensino-ma-dio/359529/

 

“Estudantes secundaristas se manifestam contra MP do Ensino Médio”

Desde que foi anunciada, a Medida Provisória 746 que trata da reforma do Ensino Médio tem causado controvérsias. Profissionais da Educação e estudiosos da área questionam a maneira vertical como as mudanças estão sendo realizadas e alguns pontos específicos do documento. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) publicou uma carta de repúdio e um grupo de jovens organizou uma manifestação no vão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), no dia 26 de setembro. No Facebook, o evento tinha 26 mil convidados e 3,7 mil confirmados. O movimento não espanta quem acompanhou as ocupações ocorridas em 2015, quando os alunos se colocaram contra a reorganização proposta pelo estado de São Paulo, que resultaria no fechamento 93 instituições.

Leia a notícia completa  em:

http://novaescola.org.br/conteudo/503/secundaristas-contra-mp-ensino-medio/

Veja a carta de repúdio em: 

http://ubes.org.br/2016/ubes-nota-de-repudio-a-mp-do-ensino-medio/

 

“Muito além do currículo flexível”

A MP 746/2016 propõe uma reforma do Ensino Médio, alterando principalmente o currículo das (os) estudantes. A pesquisadora Anna Helena Altenfelder, superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, explica que, observando o histórico de pesquisas do Cenpec, a flexibilização do currículo por si só pode ser uma ideia interessante, mas o cenário preocupa ao se pensar na garantia do direito à educação para todos, porque o novo currículo, pode ser capaz de acirrar a desigualdade em um contexto de déficit de professores e precarização do ensino. Segundo Anna Helena, a reforma nos conteúdos no contexto atual pode colocar em xeque a equidade entre estudantes com diferentes níveis socioeconômicos.

Leia a notícia completa em:

http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/muito-alem-do-curriculo-flexivel

 

23 de setembro: Dia da Visibilidade Bissexual

O Dia da Visibilidade Bissexual foi instituído pelos ativistas bissexuais Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur nos Estados Unidos em 23 de setembro de 1999. As pessoas que se denominam bi são discriminadas pela sociedade e muitas vezes têm a sua sexualidade apagada até mesmo pela população LGBTT. Todos os conceitos equivocados e os estigmas sobre bissexuais têm consequências sérias: um estudo inglês observou que as mulheres bissexuais têm mais problemas de saúde mental do que as lésbicas, estando 26% mais propensas ao suicídio, por não conseguirem conversar sobre sua sexualidade.
O pessoal do coletivo Primavera Bissexual produziu um vídeo sobre a bifobia sofrida, e também estão organizando um mês todo de atividades, confira em sua página do Facebook:

https://www.facebook.com/PrimaveraBi/?fref=ts

Leia a notícia completa em:

http://vida-estilo.estadao.com.br/blogs/nana-soares/bissexualidade-existe-e-nao-esta-aqui-para-servir-ninguem/

Assista o vídeo do coletivo em:

https://www.youtube.com/watch?v=qZ1PPzMWbbM

Assista outro vídeo sobre o tema em:

https://www.facebook.com/quebrandootabu/videos/1191918534197865/

 

A mobilização das mulheres pela descriminalização do aborto no Brasil e na América Latina

Em 1990, na Argentina, ativistas de vários países latino-americanos se reuniram no 5º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe. Foi nessa ocasião que decidiram por um dia de conscientização sobre a descriminalização do aborto na região: 28 de setembro. Depois de 26 anos, a descriminalização do aborto continua sendo um tema de primeira importância nas pautas de direitos humanos, acesso à saúde pública e direitos civis em toda a região. Por isso, coletivos e ONGs de defesa dos direitos das mulheres no Brasil organizaram, na quarta-feira (28), a Virada Feminista Online, um ciclo de palestras e debates online com especialistas no tema durante 24 horas.

Leia a notícia completa em:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/09/28/A-mobiliza%C3%A7%C3%A3o-das-mulheres-pela-descriminaliza%C3%A7%C3%A3o-do-aborto-na-Am%C3%A9rica-Latina

Confira o ciclo de palestras em:

https://www.facebook.com/events/1758833300996227/

 

O uso da saia é liberado para meninos no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro

Com o objetivo de manter a identidade e a igualdade de seus alunos, o Colégio Pedro II aboliu a distinção do uniforme escolar por gênero. De acordo com a norma, não há mais a especificação sobre o que é uniforme feminino e masculino. Em nota, o reitor Oscar Halac afirmou que “a escola não deve estar desvinculada de seu tempo e momento histórico”. O colégio também foi o primeiro da rede pública no RJ a comunicar o cumprimento do decreto da ex-presidenta Dilma Rousseff que permite o uso do nome social por travestis e transexuais em órgãos e entidades da administração pública federal.

Leia a notícia completa em:

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-09-19/colegio-pedro-ii-extingue-distincao-de-uniforme-escolar-por-genero.html

 

Acontece no OJ

——————————————

 

Fórum das Juventudes da Grande BH

No mês de setembro, as atividades do Fórum das Juventudes da Grande BH, se direcionaram à construção da Plataforma das Juventudes na Escola Profissionalizante Santo Agostinho – EPSA. A plataforma foi apresentada no “Okupa EPSA”, evento também organizado em parceria com o Fórum, que discutiu as juventudes e o direito à cidade. A pauta principal foi atravessada por temas como cultura juvenil, mobilidade urbana, políticas públicas para a juventude, lazer e educação, além de contar com diversas participações e múltiplas intervenções artísticas. Ainda no mês de setembro, o Fórum elaborou e publicou a sua pesquisa “Inimigos da Juventude”, no qual foram analisados os programas de governo dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, a fim de classificar as propostas dos candidatos. Além disso, o Fórum das Juventudes foi convidado à apresentar em Campinas a sua metodologia de trabalho para/com as juventudes e também esteve presente na reunião de apresentação do programa “Núcleos de Pesquisa e Estudos Africanos, Afrobrasileiros e da Diáspora”.

Saiba mais sobre o Fórum em:

http://forumdasjuventudes.org.br/

 

Projeto Processos Educativos com Jovens

No mês de Setembro, dando prosseguimento às atividades do processo formativo com jovens, foi realizada uma oficina com os jovens de Sarzedo, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O tema escolhido foi “Juventude e Participação Política”, tema que foi levantado por alguns jovens em conversas prévias. A discussão teve como motivação a pergunta “De que forma você exerce sua participação política na sociedade?”. As respostas do coletivo foram muito diversas, o que nos deu margem para pensar e discutir bastante sobre as várias formas de se fazer política que vão muito além do âmbito da política institucional e também para pensar o potencial mobilizador e transformador que a iniciativa do “Nosso Sarau” carrega. Pretendemos, nos próximos encontros, continuar desenvolvendo o assunto e pensando juntos formas de potencializar as ações do próprio coletivo.

 

Encontros de Formação OJ

No mês de setembro ocorreram dois encontros de formação nos dias 02 e 09 na sala de Teleconferências da Faculdade de Educação (FaE), às 14h, com os temas “Paulo Freire” e “Juventudes e Gênero”, respectivamente.
Veja fotos dos encontros em: 
http://observatoriodajuventude.ufmg.br/categoria/producao/fotos/

 

Grupo de Estudos do OJ 

No dia 09 de setembro, foi realizado nosso Grupo de Estudos Ampliado, na sala de Teleconferências da Faculdade de Educação (FaE), às 14h. Com o tema “Juventudes e Individuação” e mediação de Symaira Nonato (FaE/PROEX/UFMG) e Juliana Batista (FaE/UFMG). Também ocorreu outro encontro no dia 23 de setembro que teve como material de debate a “Revista Rolimã – 6ª Edição”, com mediação da nossa bolsista Luísa Nonato (IGC/UFMG) e da jornalista Bárbara Pensardi (Fórum das Juventudes da Grande BH). O evento foi realizado na sala 4102, às 14h, na Faculdade de Educação (FaE).
Confira a revista on-line em: 
https://issuu.com/oficinadeimagens4/docs/rolim___6_final

Veja fotos do evento em: 
http://observatoriodajuventude.ufmg.br/categoria/producao/fotos/

 

Seminário de Pesquisa OJ

Nossos próximos seminários de pesquisa ocorrerão no dia 07 de outubro, às 14h, na sala de Teleconferências da Faculdade de Educação (FaE). Os projetos apresentados serão o da doutoranda Bréscia Nonato (FaE/UFMG) com o tema: “Processos de escolha do curso e instituição de ensino superior: Um olhar a partir das novas configurações de acesso ao ensino superior” e da mestranda Aline Ferreira (FaE/UFMG) com o tema: “#EmConexãoComACibercultura: a produção do currículo vivido no Ensino Médio”.

 


Para enviar sugestões de notícias ou se você não quiser mais receber o Informativo OJ escreva para: estudosepesquisasoj@gmail.com

Se você não quiser receber mais os Informativos do OJ, clique aqui.


Expediente, pesquisa e produção: Thais Naves de Araújo Santos

Coordenação: Geraldo Leão

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail