Escrito em

INFORMATIVO

 

N˚ 07 – novembro / 2013

 

O que rola por aí
—————————————–

 Fórum inicia encontros formativos pelo fim da violência contra as juventudes

Fórum das Juventudes da Grande BH anuncia um importante desdobramento de sua campanha Juventudes contra Violência. Começou no mês de outubro, uma série de encontros formativos junto a escolas públicas e outros espaços socioculturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, entre organizações não-governamentais e políticas públicas de caráter municipal, estadual e federal. Durante a segunda quinzena de outubro e todo o mês de novembro, pelo menos dezoito espaços vão acolher as atividades propostas.

A partir de dinâmicas, proposições e discussões mediadas, as formações buscam sensibilizar os jovens para o fenômeno multicausal da violência, entendida como negação de direitos e um grave obstáculo ao desenvolvimento da população jovem brasileira. Os participantes dos encontros têm idade entre 12 e 18 anos e, em sua maioria, encontram-se em situação de vulnerabilidade social. “A intenção é ampliar o alcance da campanha e conhecer as percepções dos jovens participantes sobre o problema da violência, criando espaços de interação e aprendizado coletivo”, observa Áurea Carolina de Freitas, integrante do Fórum das Juventudes da Grande BH e uma das educadoras responsáveis pela concepção e mediação dos encontros. Além de integrantes do próprio Fórum, outros educadores foram especialmente convidados para mediarem a atividade.

Mais informações: http://forumdasjuventudes.org.br/forum-inicia-encontros-formativos-pelo-fim-da-violencia-contra-as-juventudes/

Relatório da 4ª Conferência Municipal de Juventude

Foi divulgado o relatório da 4ª Conferência Municipal de Juventude, realizada no mês de junho de 2013, cujo tema é: “Jovem sua voz pode fazer a diferença”. Antes da Conferência, foram realizadas Pré-conferências Regionais, onde foram realizados debates para a construção de propostas de políticas públicas para os jovens. Também foram realizadas eleições dos Conselheiros Municipais em cada uma das 9 regionais de BH e a escolha dos representantes para a etapa municipal.

Acesse o relatório: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/contents.do?evento=conteudo&idConteudo=118971&chPlc=118971&&pIdPlc=&app=salanoticias

Acontece no OJ

————————————

Seminário de Pesquisa

No dia 08/11, às 14 horas, na sala 01 da pós-graduação – Faculdade de Educação – UFMG, acontecerá o seminário de pesquisa com o seguinte tema: “Juventude e participação: discussões em torno da dimensão formativa de experiências de ação coletiva e militância”.

Convidado: Doutorando Francisco André Silva Martins.

Mais informações: ojufmg@gmail.com

 

Portal Emdiálogo

No dia 06 de novembro a equipe do Portal, juntamente com outros integrantes do Observatório da Juventude, desenvolverá a oficina “Violências contra a juventude” com alunos da FUNEC de Nova Contagem com o objetivo de levar aos jovens as questões abordadas pela Agenda de Enfrentamento à Violência Contra as Juventudes, criada pelo Fórum das Juventudes da Grande BH. Ainda no mês de novembro, a equipe Emdiálogo também desenvolverá a 3º Roda Emdiálogo com os cursistas das escolas estaduais participantes do JUBEMI.

Mais informações: http://www.emdialogo.uff.br/experiencias/home

 

JUBEMI – Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador

O curso JUBEMI está chegando ao final na sua terceira edição, e como forma de compartilhar o aprendizado adquirido nesse percurso, será realizado o II Seminário JUBEMI, no dia 29 de novembro de 2013, nas seguintes cidades: Sorocaba (SP), Curitiba (PR), Santa Maria (RS), Região Metropolitana da Belo Horizonte (MG), Niterói (RJ), Belém (PA), Região Metropolitana de Manaus (AM), Fortaleza (CE) e Distrito Federal.

Mais informações: secretaria.dialogos@gmail.com

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail