Escrito em

 

logo_p 

INFORMATIVO

N˚ 17 –Maio/2015

O que rola por aí
——————————————

 

 

Ex-ministros de Direitos Humanos rejeitam redução da maioridade

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, assinou com outros oito ex-ministros da pasta, dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Lula (PT), um documento contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, que propõe reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. O ato aconteceu em São Paulo, nesta quinta-feira 30, e é o primeiro passo para criar uma Frente Democrática Suprapartidária para combater a desinformação e defender os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

No documento conjunto, os ministros rebatem os argumentos favoráveis à proposta ao afirmar que “é falso e mistificador afirmar que os adolescentes envolvidos em atos violentos são impunes por falta de legislação adequada”. A legislação, afirma o documento, já dispõe dos meios para que os adolescentes “respondam por seus atos para que consigam romper o ciclo de violência em que estão envolvidos”.

O documento foi assinado um dia após a presidenta Dilma Rousseff afirmar que “a redução da maioridade penal não resolve a questão da violência”. Pela matéria ser uma PEC, Dilma não tem o poder de voto sobre a decisão do Congresso.

Durante o encontro, a desinformação foi o principal motivo apontado pelos ministros como razão para o amplo apoio da população à proposta. Uma pesquisa Datafolha divulgada no final de abril mostra que 87% da população apoia a redução. O desafio agora é reverter este quadro. “Isso reflete o medo e a insegurança que as pessoas sentem, e por isso elas buscam soluções simples e milagrosas”, disse o ministro Pepe Vargas. 

Leia mais em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/ministros-de-direitos-humanos-repudiam-reducao-da-maioridade-penal-7304.html

Regimento da 3ª Conferência Nacional de Juventude é aprovado; Dilma assina decreto

A comissão organizadora da 3ª Conferência Nacional de Juventude esteve reunida na sexta-feira (24), na sede da Secretaria Nacional de Juventude, em Brasília (DF).

Diversas organizações estiveram presentes e dividiram comissões e grupos de trabalho para atuar nas frentes de logística, comunicação, mobilização e metodologia.

Além disso, o regimento da 3ª Conferência Nacional de Juventude foi aprovado pela comissão organizadora. Para ter acesso a todas as informações, acesse o regimento completo usando o likn abaixo .

Outra notícia importante foi a publicação, no último dia 28 de abril, do decreto presidencial para a realização da 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Saiba mais em: http://juventude.gov.br/juventude/noticias/regimento-da-3a-conferencia-nacional-de-juventude-e-aprovado-dilma-assina-decreto#.VUkbrvlVikp 

  Contagem aderiu ao Plano Juventude Viva

Na manhã desta quinta-feira (16/4), o prefeito de Contagem, Carlin Moura, participou da abertura do Seminário Juventude Viva e da posse dos representantes da sociedade civil que vão fazer parte da segunda gestão do Conselho Municipal de Juventude de Contagem. O seminário, realizado no auditório da prefeitura, apresentou o diagnóstico atual da juventude na cidade e as propostas e os avanços do Programa Juventude Viva, implantado em 2013.

O Plano Juventude Viva é gerido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com as coordenadorias de Políticas para Juventude e de Promoção da Igualdade Racial. O programa procura articular ações municipais, estaduais e federais que trabalhem pela garantia de direitos e pela prevenção da violência contra os jovens do município.

Saiba mais em: http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=430549

 

Acontece no OJ

—————————————-

Agenda de grupos de estudos e seminários

Foi retomado nosso Grupo de Estudos, que está sendo dirigido à bolsistas e orientandos vinculados aos OJ e à pessoas não vinculadas que se sintam interessados pela temática. Uma comissão formada pelas orientandas Symaira, Jorddana, Aline e Clemência está coordenando a organização.

Com o objetivo de propiciar um espaço de discussão acerca da temática das juventudes e condição juvenil, bem como as relações entre juventudes e diferentes dimensões institucionais (trabalho, escola, família e outros) e identitárias (raça, gênero, sexualidade, projeto de futuro), os encontros estão previstos para as seguintes datas: 

1º Encontro – 30/04/2015

2º Encontro – 22/05/2015

3º Encontro – 12/06/2015

4º Encontro – 26/06/2015

Saiba mais em: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/grupo-de-estudos/

Pacto Nacional pelo Fortalecimentos do Ensino Médio – PNEM

No mês de abril ocorreram encontros nas Superintendências Regionais e na UFMG, com discussões sobre a temáticas do caderno de Ciências da Natureza.

O primeiro encontro ocorreu entre os Formadores de Instituições de Ensino Superior e Formadores Regionais. Já no segundo encontro os Supervisores da equipe da UFMG e Formadores de Instituição de Ensino Superior se deslocaram para as Superintendências Regionais de Ensino para a formação entre Formadores Regionais e Orientadores de Estudos, construindo a reflexão do caderno de Ciências da Natureza e o tema interdisciplinaridade.

Após essas duas formações ocorreram encontros de formação entre Orientadores de Estudos e Professores Cursistas nas diversas localidades de abrangência UFMG.

Nos dias 5 e 6 de maio ocorreram os encontros entre os Formadores de Instituições de Ensino Superior e Formadores Regionais para discussão do caderno de Linguagens e Matemática. Estão previstos encontros entre Formadores Regionais e Orientadores de Estudos e Formadores Regionais e Orientadores de Estudos para este mês.

Saiba mais em:  http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/

TÁ CHEGANDO O 6º A JUVENTUDE OKUPA A CIDADE: ONDE A QUEBRADA SE JUNTA!

Memória, identidade e lugar são as palavras-chave do 6º A Juventude oKupa a Cidade, que vai rolar no próximo dia 9 de maio, a partir das 16h, em Santa Luzia! Em sua sexta edição, esse tradicional encontro de juventudes da Grande BH deixa a região central da capital mineira para okupar a Praça da Savassi, na região do Palmital, em Santa Luzia. A realização é do Fórum das Juventudes da Grande BH, em parceria com o Instituto de Promoção e Desenvolvimento Social Tucum.

Com o tema A juventude okupa a cidade: onde a quebrada se junta!, o evento propõe reflexões sobre a invisibilidade e a exclusão social de grupos e comunidades periféricas, especialmente a população jovem. Além disso, vai destacar como diversos grupos juvenis têm resistido a esse processo por meio da arte, da cultura e da política, contribuindo para a sobrevivência da memória e das histórias do território onde atuam!

No dia do evento, diversos grupos juvenis de Santa Luzia e da Grande BH vão okupar a Praça da Savassi com dança, rap, poesia, percussão e intervenções circenses! O OKupa também vai contar com capoeira, teatro, videocabine e muito grafite! A programação completa será divulgada em breve; fique atento/a!

Saiba mais em: http://forumdasjuventudes.org.br/ta-chegando-o-6o-a-juventude-okupa-a-cidade-onde-a-quebrada-se-junta/ 

Vaquinha para o Okupa

Para realizar a 6ª edição do oKupa, o Fórum das Juventudes da Grande BH precisa da sua ajuda! Este ano, o evento deixa a região central de BH para ocupar um espaço na região metropolitana: a Praça da Savassi, no bairro Palmital, em Santa Luzia. Todo o valor arrecadado será utilizado para custear os gastos com a produção do evento.

Para contribuir, clique em: http://novo.vakinha.com.br/vaquinha/6-a-juventude-okupa-a-cidade-onde-a-quebrada-se-junta

FÓRUM REALIZA FORMAÇÃO COM PARTICIPANTES DO PROJOVEM ADOLESCENTE EM BH

O Fórum das Juventudes iniciou em abril uma jornada formativa junto aos mais de 250 jovens participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos, também conhecido como Projovem Adolescente BH. A formação é divida em três módulos e contempla os 13 núcleos que compõem essa política em BH, atuante em diferentes territórios de vulnerabilidade na capital. Os encontros acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos espaços atendidos, que são Apolônia, Biquinhas, Coqueiral, Confisco, Morro das Pedras, Lagoa, Pedreira Prado Lopes, Santa Rita, Vila Antena, Vila Fátima, Vila Maria e Zilah Spósito.

Saiba mais emhttp://forumdasjuventudes.org.br/forum-realiza-formacao-com-participantes-do-projovem-adolescente-em-bh/ 

  

ENCERRAMENTO DA MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS REÚNE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE NO SESC PALLADIUM

Exibições de fotos, vídeos e apresentações de rap e de funk marcaram o encerramento da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul em dois centros de internação socioeducativos masculinos da Grande BH. A atividade aconteceu na sexta-feira, dia 27 de março, no cinema de bolso do SESC Palladium, e contou com a presença de mais de 30 adolescentes em privação de liberdade nessas instituições. Também participaram do evento os organizadores/as da Mostra, técnicos/as dos dois centros e integrantes da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (SUASE) da Secretaria de Estado de Defesa Social, responsável pela administração das instituições.

Saiba mais em: http://forumdasjuventudes.org.br/encerramento-da-mostra-cinema-e-direitos-humanos-reune-adolescentes-privados-de-liberdade-no-sesc-palladium/

 

——————————————————————————————————-
Para enviar sugestões de notícias ou se você não quiser mais receber o Informativo OJ escreva para: estudosepesquisasoj@gmail.com

Se você não quiser receber mais os Informativos do OJ, clique aqui.
———————————————————————————————————-

Expediente:

Pesquisa e produção: Nayane Bernardes

Coordenação: Geraldo Leão

 

 

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail