Escrito em

logo_p

INFORMATIVO

N˚ 19 –Agosto/2015

O que rola por aí
——————————————

 

Um assunto bastante pertinente na mídia é a questão da redução da maioridade penal. Nós, do Observatório da Juventude, não apenas nos manifestamos contrários a essa medida, como também estamos mobilizados em uma rede de organizações juvenis e entidades que lutam contra essa proposta.  Abaixo, algumas notícias sobre o tema.

 

 “Redução corta pela raiz o sonho da juventude”, diz presidenta da UNE (União Nacional dos Estudantes)

Em entrevista à série de Brasileiros sobre a redução da maioridade penal, Carina Vitral se diz contra a medida e critica a forma como o debate está sendo feito no Congresso Nacional.

Leia a entrevista de Carina Vitral em: http://brasileiros.com.br/2015/08/saida-e-sempre-educacao-diz-presidenta-da-une/

 

“Senado deve engavetar redução da maioridade penal proposta pela Câmara”

Parlamentares apontam que texto da Câmara só prevê castigo, sem que o Estado assuma responsabilidade por menores infratores.

Leia mais em: http://www.revistaforum.com.br/blog/2015/08/senado-deve-engavetar-reducao-da-maioridade-penal-proposta-pela-camara/

 

 

“Adolescentes fazem ‘rolezinho’ contra redução da maioridade penal em shopping Leblon (Rio de Janeiro)”

Jovens, entre 14 a 18 anos, argumentam que projeto afeta sobretudo jovens da periferia e de favelas.

Leia mais sobre essa matéria em: http://oglobo.globo.com/brasil/adolescentes-fazem-rolezinho-contra-reducao-da-maioridade-penal-em-shopping-do-rio-de-janeiro-17241361#ixzz3k8KiWTJ9

 

“SNJ (Secretaria Nacional de Juventude) selecionará 250 jovens para mostra cultural da 3ª Conferência Nacional de Juventude”

A 3ª Conferência Nacional de Juventude, que acontecerá de 16 a 19 de dezembro, em Brasília, vai trazer diversas manifestações científicas, artísticas e culturais. Jovens de 15 a 29 anos, de todo o país, poderão se inscrever em breve.

Leia mais em: http://juventude.gov.br/juventude/noticias/em-breve-snj-seleciona-250-jovens-para-mostra-cultural-da-3a-conferencia-nacional-de-juventude#.VecsaflVikp

 

Belo Horizonte foi palco de manifestações devido ao aumento da passagem. A juventude foi às ruas se opondo ao aumento das tarifas.

 

“Ato contra o aumento das passagens reúne 100 jovens e aponta a continuidade da luta”

Leia mais em: http://www.esquerdadiario.com.br/Ato-contra-o-aumento-das-passagens-reune-100-jovens-e-aponta-a-continuidade-da-luta

 

 

Acontece no OJ

Pacto Nacional pelo Fortalecimentos do Ensino Médio – PNEM

Nos dias 07, 08 e 09 de julho foi realizado na Fundação Renato Azeredo (FRAMINAS) o “III Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Avaliação da Primeira e Segunda Etapas da Formação em Minas Gerais”. Este evento contou com a presença de coordenadores, supervisores e professores de todas as IES do estado envolvidas nessa formação, representantes e supervisores da secretaria de Educação Básica de Minas Gerais e professores, coordenadores pedagógicos e formadores regionais das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Minas Gerais. O evento teve como objetivo avaliar os avanços, limites e perspectivas dessa formação, representando um espaço de trocas e discussões sobre o PNEM em minas.

No mês de agosto, a equipe do PNEM UFMG iniciou duas atividades. A primeira refere-se ao seminário “Formação de Professores no Limiar dos 20 anos de LDB” que será desenvolvido nos dias 24 e 25 de setembro no auditório Neidson Rodrigues localizado na Faculdade de Educação da UFMG. O evento será gratuito para todos que realizarem a inscrição e forem selecionados pela comissão organizadora. O evento contará com a participação de professores da casa e convidados e tem como objetivo discutir a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.

A segunda atividade iniciada no mês de agosto é a elaboração do relatório final, que contará com a sistematização e análise de dados do processo formativo. Esperamos que este relatório seja mais um instrumento para estudo e compreensão da formação de professores do Ensino Médio.

Saiba mais em:  http://observatoriodajuventude.ufmg.br/pacto-mg/

 

 

Fórum das Juventudes da Grande BH – Ações Agosto de 2015

Em agosto o Fórum das Juventudes realizou seu ciclo de formação, aberto, sobre Juventudes e a Construção de Políticas Públicas na RMBH. Foram três encontros intensos, o primeiro com a temática “Incidência política e controle social: possibilidades e desafios”; o segundo teve como título “Incidência na prática com a participação de movimentos sociais” e o terceiro encontro chamou-se ”Orçamento público: políticas públicas de juventude”.

Além disso, o Fórum apresentou a pesquisa “Monitoramento de políticas públicas para o atendimento a adolescentes e jovens em situação de uso e abuso de álcool e outras drogas em Belo Horizonte”, que foi resultado do trabalho de vários meses do coletivo. O evento aconteceu na Casa d@ Jornalista e contou com a participação de aproximadamente de 80 pessoas, incluindo ativistas, estudantes universitários, educadores, gestoras/es e técnicas/os da saúde, profissionais assistência social e segurança pública em âmbitos municipal e estadual. A apresentação foi seguida de um intenso debate entre participantes.  Acesso à pesquisa em: http://juventudescontraviolencia.org.br/infografico-onde-ir/

Outra ação importante foi a Pré-Conferência Descentralizada de Juventude promovida pelo Fórum, que reuniu mais de 40 jovens.  O encontro aconteceu na Casa de Direitos Humanos e buscou contribuir para a avaliação e a formulação de políticas públicas de juventude em Belo Horizonte, de maneira a preparar os/as participantes para a V Conferência Municipal de Juventude.

Por fim, o Fórum esteve representado na III Conferência Municipal de Juventude de Ribeirão das Neves, nas manifestações contra o aumento das passagens, na III mostra mineira de práticas em psicologias, entre outros.

Saiba mais em: http://forumdasjuventudes.org.br/pre-conferencia-de-juventude-do-forum-reune-diferentes-representacoes-juvenis-da-cidade/

http://forumdasjuventudes.org.br/forum-realiza-pre-conferencia-descentralizada-de-juventude/  

http://forumdasjuventudes.org.br/

 

——————————————————————————————————-
Para enviar sugestões de notícias ou se você não quiser mais receber o Informativo OJ escreva para: estudosepesquisasoj@gmail.com

Se você não quiser receber mais os Informativos do OJ, clique aqui.
———————————————————————————————————-

Expediente

Pesquisa e produção: Luisa Nonato

Coordenação: Geraldo Leão

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail