Escrito em

O que rola por aí
——————————————

 

Tarifa Zero BH

Tarifa Zero é uma proposta de mudança na forma de financiamento do transporte público. Ao invés de se cobrar no momento do uso, o transporte deve ser financiado como os outros serviços públicos: por toda a sociedade. A campanha Tarifa Zero em Belo Horizonte quer levar um projeto de iniciativa popular à Câmara para tornar o transporte público gratuito para todos na capital. Pra isso, é necessário o recolhimento de 95 mil assinaturas de eleitores da cidade, o que representa 5% do eleitorado belo-horizontino. Estão disponíveis em toda a cidade 15 pontos de coleta, que podem acessados no seguinte endereço http://tarifazerobh.org/wordpress/participe/

Para baixar folhas para assinatura acesse http://tarifazerobh.org/wordpress/download/.

Mais informações: https://www.facebook.com/tarifazerobh

 

Ciência sem Fronteiras abre nova chamada em outubro

O governo federal vai abrir nova chamada, em outubro, para estudantes que desejam participar do Programa Ciência sem Fronteiras. As novas bolsas de estudo serão para vagas em universidades em 17 países. As bolsas concedidas são em áreas ligadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, e à inovação, como engenharia, medicina, ciências biomédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, entre outras. O principal critério de seleção do Ciência sem Fronteiras é o mérito do estudante. Para participar, é preciso ter feito, pelo menos, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter um bom desempenho no curso superior que faz aqui no Brasil. O governo paga todos os custos do estudante no exterior, incluindo a mensalidade da universidade, o alojamento e a alimentação. Para facilitar o aprendizado, o governo brasileiro oferece um curso de línguas de até seis meses no país de destino.

Mais informações:  http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf

 

Acontece no OJ

——————————————–

 

InterAgindo

O Projeto InterAgindo realizou neste semestre o fechamento da formação do primeiro semestre de 2013 e também realizou durante o mês de setembro discussões sobre Identidade, Trabalho e Projeto de Futuro. No mês de outubro começaremos a temática: Juventude e Relações Étnicos Raciais. No dia 09 de outubro acontecerá a primeira atividade cultural, onde realizaremos uma visita ao Museu de Arte Contemporânea e Jardim Botânico

– Compartilhamos abaixo o vídeo que apresenta alguns momentos desse processo de formação.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=tXkoQnFvmCo

– Acesse a nossa página e fique por dentro “do que rola” na formação:

https://www.facebook.com/pages/Interagindo-UFMG/118593811627405?fref=ts

Mais informações: projetointeragindo@gmail.com

Portal Emdiálogo

No mês de outubro, a equipe Emdiálogo realizará a segunda Roda Emdiálogo com os/as professores/as cursistas das escolas estaduais de Minas Gerais participantes do JUBEMI. Além das Rodas, a equipe do Portal desenvolverá uma oficina intitulada “Juventude e Participação Política” no encontro de Pesquisa na FaE, durante a semana do Conhecimento, no período de 21 a 25 de outubro e apresentará os trabalhos “A experiência do projeto Escola da Vez: multiletramento digital no ambiente escolar” e “Juventudes brasileiras na conexão entre o ciberespaço e as escolas de Ensino Médio” no XXIX Congreso LatinoAmericano de Sociología – ALAS Chile 2013 e o trabalho “Anima Redes no Portal Emdiálogo: uma metodologia de discussões sobre o Ensino Médio Público Brasileiro nas Redes Sociais” no XVI Encontro de Extensão da UFMG.

Mais informações: http://www.emdialogo.uff.br/experiencias/home

 

Fórum de Entidades e Movimentos Juvenis / OKUPA 

Na próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, teremos mais um Encontro Formativo com todo o coletivo do Fórum das Juventudes da Grande BH. Dessa vez, o tema em foco será um panorama dos homicídios de jovens no Brasil. A proposta é apresentar estudos recentes e aprofundar a discussão do Fórum sobre o tema, buscando fortalecer a campanha Juventudes contra Violência e nossas estratégias de incidência política e mobilização.

O encontro é aberto a todos os parceiros do Fórum e quem mais tiver interesse na conversa. Convidem @s aliad@s!

Mais informações: forumdasjuventudes@gmail.com

 

Projeto Formação de Agentes Sociais

No dia 26/09 os alunos da Formação de Agente de Projetos Sociais receberam a visita dos cineastas e produtores Marcelo Braga e Carlos Rocha que apresentaram o projeto de vídeo-documentário Tecido dos Sonhos. Realizado em Belo Horizonte, o projeto foi inspirado por pensamentos de Shakespeare e protagonizado pelos frequentadores do Centro de Referência da População de Rua – CRPR – e da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável – ASMARE. Após a apresentação do documentário, Marcelo e Carlos explicaram para os agentes sobre sua produção. O bate papo também abordou temas como a população de rua e acesso ao espaço público. Os formadores Priscila, Rômulo e Célia fecharam o encontro articulando a apresentação com a formação que os Agentes estão tendo no Curso.

Mais informações: formacaodeagentessociais@gmail.com

 

 

 

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail