Escrito em

O Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador (JUBEMI) é um curso de atualização desenvolvido à distância e voltado para professores das escolas adeptas do Programa Ensino Médio Inovador. Desenvolvido pelo Observatório da Juventude da UFMG e pelo Observatório Jovem da UFF, em parceria com o Ministério da Educação, o curso constitui uma das três ações do projeto Diálogos com o Ensino Médio. Seu objetivo principal é oferecer subsídios para que o professor possa refletir sobre o ensino médio brasileiro e, mais especificamente, sobre os temas que fazem parte do universo dos jovens alunos com os quais atua. Outro objetivo do JUBEMI é oferecer ao professor instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano no Ensino Médio Inovador.

Entre as áreas centrais abordadas no curso, além da discussão sobre o cotidiano das escolas de ensino médio, as relações das juventudes com a sexualidade e as relações de gênero, o território, o trabalho, a tecnologia, a participação política, a disciplina/regras escolares, projetos de futuro e as relações étnico-raciais.

A primeira versão do curso ocorreu no segundo semestre de 2012 e atendeu cerca de 500 professores nos estados da região nordeste do Brasil. Uma segunda experiência atendeu escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso durante o primeiro semestre de 2013, abrangendo 700 professores, aproximadamente. A última oferta do curso irá se desenvolver em cidades nas quais há equipes do Portal EMdiálogo (Belo Horizonte, Niterói, Brasília, Manaus, Belém, Fortaleza, Santa Maria e Curitiba) com mais 700 professores.

Mais informações no site: observatoriodajuventude.ufmg.br/jubemi/
Acesse também o conteúdo do curso em PDF e os vídeos da TV JUBEMI: observatoriodajuventude.ufmg.br/jubemi/geral-conteudo.html

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail