O projeto “Diálogos com o Ensino Médio”é desenvolvido desde o ano de 2009 pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O “Observatório da Juventude da UFMG” é um programa de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação da UFMG. Desde 2002 vem realizando atividades de investigação, levantamento e disseminação de informações sobre a situação dos jovens. O programa situa-se no contexto das políticas de ações afirmativas, orientando-se por quatro eixos centrais de preocupação que delimitam sua ação institucional: a condição juvenil; políticas públicas e ações sociais; práticas culturais e ações coletivas da juventude e a construção de metodologias de trabalho com jovens.

O “Observatório Jovem da UFF” iniciou suas atividades no ano de 2001 como grupo de pesquisa e extensão universitária e vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Suas principais preocupações de estudo, pesquisa e extensão estão relacionadas com as transformações da condição juvenil na história, as situações de vida dos jovens na contemporaneidade e suas mobilizações sociais, culturais e políticas.

O projeto “Diálogos com o Ensino Médio” se propõe a promover a interlocução entre os sujeitos diretamente envolvidos com o Ensino Médio, bem como a produção de conhecimento sobre este nível de ensino, de modo a possibilitar uma maior articulação entre os jovens alunos, a comunidade escolar, a comunidade acadêmica e os atores envolvidos na formulação de políticas públicas, por meio de ações coordenadas pelo Observatório da Juventude da UFMG e Observatório Jovem da UFF, em articulação com outros centros de pesquisa.  Tais objetivos se concretizam em três ações:

A primeira delas visa possibilitar a formação de professoras/es de Ensino Médio, em todo território nacional, por meio do curso de atualização “Juventude brasileira e Ensino Médio Inovador”,  desenvolvido na modalidade semipresencial. O curso foi planejado em torno das temáticas da juventude e suas especificidades e ensino médio para contribuir na sua atuação como articuladoras/es do Programa Ensino Médio Inovador em suas respectivas escolas.

Esse curso está vinculado a mais duas ações. Uma delas é a continuidade das atividades do Portal eletrônico EMdiálogo que tem por objetivo promover a interlocução entre jovens estudantes das escolas públicas brasileiras, professores e pesquisadores sobre o Ensino Médio. O Portal EMdiálogo foi lançado no dia 18 de junho de 2009 e tem como principal proposta  estimular e contribuir para o diálogo entre todos os interessados na melhoria das condições de oferta da escola pública de Ensino Médio no Brasil, em especial na escuta e participação dos jovens e das jovens estudantes. O portal funciona também como agência de notícias voltada para questões relativas ao Ensino Médio, tanto no que diz respeito às políticas públicas e aos sistemas educacionais, como ao dia-a-dia das escolas.

Outra ação contemplada é a elaboração e publicação de um livro em torno da temática Juventude e Ensino Médio, que objetiva servir de suporte teórico-metodológico a professoras/es ensino médio no Brasil.  O livro A condição juvenil e o ensino médio no Brasil, será distribuído para as redes de escolas públicas de Ensino Médio no Brasil e terá como base uma reflexão consistente sobre a realidade e as diferentes dimensões da condição juvenil dos alunos e sua relação com o ensino médio no Brasil, na perspectiva de constituir em um importante material de reflexão e formação em serviço dos docentes.

Este é o contexto no qual nossa formação de professores está inserida. Contamos com sua participação no desenvolvimento desse projeto e desejamos a tod@s a inserção de novas cores no mosaico de experiências que compartilhamos com os/as jovens do ensino médio.

Um forte abraço a todo@s,

A equipe de formação

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