Para compreender melhor quem são estes jovens alunos fizemos uma proposta de curso que será desenvolvido na modalidade à distância, mas teremos um encontro presencial de 10 horas no início das atividades. Para criar um contexto comum de aprendizagem, organizamos o curso em seis (06) módulos de 30 horas cada, perfazendo o total de 180 horas. A duração do curso será de quatro (04) meses, sendo reservado a cada módulo o tempo de três (03) semanas.

O curso está planejado em torno de temáticas que tratam das diferentes juventudes que estudam em nossas escolas de ensino médio. O que queremos mesmo é que este curso possibilite o diálogo, a pesquisa, mas que efetivamente contribua na atuação direta do/a professor/a e também como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador em sua escola.

Serão oferecidos seis (06) módulos durante o curso. Os módulos I, II, III e VI são comuns e obrigatórios a todas/os cursistas. Ou seja, todos irão cursar estes módulos e farão, inclusive, as atividades propostas em cada um deles.

Já nos módulos IV e V serão ofertados temas variados que interessam diretamente a cada professor/a. O cursista deverá escolher duas temáticas no módulo IV e duas temáticas no módulo V, a partir de suas demandas específicas e de acordo com a realidade de sua escola. Nesse sentido, a idéia é que o cursista tenha a oportunidade de fazer um percurso formativo diferenciado.

Veja a estrutura do curso em suas várias edições:

 


JUBEMI 2013/02

Módulos Título Conteúdo Presencial A distância Total
I Introdução ao Ambiente Moodle e Portal EMDiálogos Os espaços educativos virtuais. Plataforma Moodle. Portal EMdiálogo. Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, formas de avaliação. 10 20 30
Metodologia do curso - ver, ouvir, registrar Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, metodologia, formas de avaliação.
II O Ensino Médio no Brasil: desafios e perspectivas A instituição escolar diante das transformações da sociedade contemporânea. A expansão do Ensino Médio Brasileiro. As transformações nas instituições socializadoras (ênfase na família e na escola). A função social da escola e do ensino médio no contexto da sociedade brasileira contemporânea. A proposta do ensino médio inovador. - 30 30
 
III Juventudes e escola O aluno como invenção. Os diferentes modos de ser jovem e ser aluno. As condições das vivências juvenis. Os jovens no cotidiano escolar no ensino médio.  Demandas e necessidades da juventude em relação ao ensino médio. - 30 30
 
IV
(Escolha de dois eixos temáticos para participar nos fóruns de discussão)

Eixo temático 1 - Juventudes e relação com o trabalho
A escola e o trabalho nas vivências juvenis. O jovem aluno trabalhador. O trabalho e sua dimensão educativa. Limites e potencialidades da educação profissional. O trabalho no contexto da proposta do ensino médio inovador. - 15 30
Eixo temático 2 - Juventudes e projetos de futuro
Projeto de futuro e dimensões temporais. Campo de possibilidades e sua relação com projeto de futuro. Autonomia e independência na construção de projetos de futuro. Escola, família e suas relações com a construção de projeto de futuro de jovens. Sonhos e desejos na construção de plano de futuro. A relação entre os saberes escolares e os projetos de vida dos jovens. - 15
Eixo temático 3 - Culturas juvenis e tecnologias As práticas coletivas e sociabilidades juvenis. Os grupos de pares: comunicação, solidariedade, identidades. Os meios audiovisuais e as tecnologias digitais no universo juvenil. A cultura midiática como condição e espaço de socialização. Relações entrecruzadas: culturas juvenis, escola e cultura midiática. - 15
Eixo temático 4 - Juventudes e territórios: o campo e a cidade O urbano e o rural no imaginário juvenil; identidades territoriais juvenis; a cidade e o campo nos projetos de vida dos jovens. As especificidades do campo e da cidade no cotidiano escolar. Espaços de lazer e sociabilidade no campo e na cidade. Os povos do campo e as “tribos” da cidade. Dinâmicas migratórias e êxodo rural. - 15
Eixo temático 5: Juventudes e participação política A juventude como direito. A trajetória da constituição de políticas públicas para a juventude no Brasil. Os múltiplos sentidos da participação juvenil. Experiência e espaços de participação juvenil. A participação juvenil no cotidiano escolar. - 15
V
(Escolha de dois eixos temáticos para participar nos fóruns de discussão)
Eixo temático 1: Juventudes, sexualidades e relações de gênero Identidades e subjetividades juvenis; gênero, sexualidade e relações sociais entre os sexos; sexualidade como formas de vivência de prazeres, desejos e afetos. As relações de gênero e sexualidade no cotidiano escolar. - 15 30
Eixo temático 2: Juventudes e relações étnico-raciais As desigualdades sociais e raciais; Estratégias de reversão das desigualdades sociais e raciais na educação brasileira: ações coletivas e políticas de ação afirmativa. A LDBEN, as DCNS e seus impactos no cotidiano escolar. - 15
Eixo temático 3: Juventudes, indisciplina e regras escolares A sociabilidade juvenil e a transgressão juvenil das regras escolares. O fenômeno da indisciplina em contextos escolares. A caracterização do bullying. O papel do professor como mediador para uma cultura da paz. - 15
Eixo temático 4: Juventudes, drogas e redução de danos Aspectos históricos do uso de drogas; modelos jurídico-moral e modelo médico; paradigma proibicionista e paradigma de redução de danos; classificação das substâncias psicoativas; uso e tráfico; drogas e violência; drogas e consumo juvenil; impactos do uso e do tráfico na escola. - 15
 
VI Estratégias metodológicas de trabalho com jovens e Avaliação Análise de experiências existentes (escolares e extra-escolares). A produção de conhecimentos e a juventude: o currículo. O jovem, a escola e o saber. Pedagogia da juventude. Análise crítica de práticas bem sucedidas e projetos educativos e desenvolvidos com jovens - 30 30
Total horas 20 160 180

 


JUBEMI 2013/01

Módulos Título Conteúdo Presencial A distância
I Metodologia do curso - ver, ouvir, registrar Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, metodologia, formas de avaliação. 10 20
 
II O Ensino Médio no Brasil: desafios e perspectivas A instituição escolar diante das transformações da sociedade contemporânea. A expansão do Ensino Médio Brasileiro. As transformações nas instituições socializadoras (ênfase na família e na escola). A função social da escola e do ensino médio no contexto da sociedade brasileira contemporânea. A proposta do ensino médio inovador. 30
 
III Juventudes e escola O aluno como invenção. Os diferentes modos de ser jovem e ser aluno. As condições das vivências juvenis. Os jovens no cotidiano escolar no ensino médio.  Demandas e necessidades da juventude em relação ao ensino médio.   30
 
IV Eixo temático 1:
Tema 1 - Juventudes e relação com o trabalho
A escola e o trabalho nas vivências juvenis. O jovem aluno trabalhador. O trabalho e sua dimensão educativa. Limites e potencialidades da educação profissional. O trabalho no contexto da proposta do ensino médio inovador.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
Eixo temático 1: Tema 2 - Juventudes e projetos de futuro
Projeto de futuro e dimensões temporais. Campo de possibilidades e sua relação com projeto de futuro. Autonomia e independência na construção de projetos de futuro. Escola, família e suas relações com a construção de projeto de futuro de jovens. Sonhos e desejos na construção de plano de futuro. A relação entre os saberes escolares e os projetos de vida dos jovens.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
Eixo temático 2: Tema 3 - Culturas juvenis e tecnologias As práticas coletivas e sociabilidades juvenis. Os grupos de pares: comunicação, solidariedade, identidades. Os meios audiovisuais e as tecnologias digitais no universo juvenil. A cultura midiática como condição e espaço de socialização. Relações entrecruzadas: culturas juvenis, escola e cultura midiática.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
Eixo temático 2: Tema 4 - Juventudes e territórios: o campo e a cidade O urbano e o rural no imaginário juvenil; identidades territoriais juvenis; a cidade e o campo nos projetos de vida dos jovens. As especificidades do campo e da cidade no cotidiano escolar. Espaços de lazer e sociabilidade no campo e na cidade. Os povos do campo e as “tribos” da cidade. Dinâmicas migratórias e êxodo rural.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
 
V Eixo temático 1 - Tema 1: Juventudes, sexualidade e relações de gênero Identidades e subjetividades juvenis; gênero, sexualidade e relações sociais entre os sexos; sexualidade como formas de vivência de prazeres, desejos e afetos. As relações de gênero e sexualidade no cotidiano escolar.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
Eixo temático 1 - Tema 2: Juventudes e relações étnico-raciais As desigualdades sociais e raciais; Estratégias de reversão das desigualdades sociais e raciais na educação brasileira: ações coletivas e políticas de ação afirmativa. A LDBEN, as DCNS e seus impactos no cotidiano escolar.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
Eixo temático 2 - Tema 3: Juventudes, indisciplina e regras escolares A sociabilidade juvenil e a transgressão juvenil das regras escolares. O fenômeno da indisciplina em contextos escolares. A caracterização do bullying. O papel do professor como mediador para uma cultura da paz.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
Eixo temático 2 -Tema 4: Juventudes e Participação política A juventude como direito. A trajetória da constituição de políticas públicas para a juventude no Brasil. Os múltiplos sentidos da participação juvenil. Experiência e espaços de participação juvenil. A participação juvenil no cotidiano escolar.   15
(neste caso o cursista deve escolher dois temas por eixo temático)
 
VI Estratégias metodológicas de trabalho com jovens e Avaliação Análise de experiências existentes (escolares e extra-escolares). A produção de conhecimentos e a juventude: o currículo. O jovem, a escola e o saber. Pedagogia da juventude. Análise crítica de práticas bem sucedidas e projetos educativos e desenvolvidos com jovens   30
  10 170
Total horas 180

 


JUBEMI 2012

Módulos Título Conteúdo Presencial A distância
I Introdução ao Ambiente Moodle e Portal EMDiálogo Os espaços educativos virtuais. Plataforma Moodle. Portal EMdiálogo. Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, formas de avaliação. 10 20
Pressupostos teórico-metodológicos Diagnóstico acerca da realidade dos cursistas referente aos conhecimentos e práticas sobre a EAD Educação a Distância. As possibilidades propiciadas pela EAD.
 
II O Ensino Médio no Brasil: desafios e perspectivas A instituição escolar diante das transformações da sociedade contemporânea. A expansão do Ensino Médio Brasileiro. As transformações nas instituições socializadoras (ênfase na família e na escola). A função social da escola e do ensino médio no contexto da sociedade brasileira contemporânea. A proposta do ensino médio inovador. 30
 
III Juventudes e escola O aluno como invenção. Os diferentes modos de ser jovem e ser aluno. As condições das vivências juvenis. Os jovens no cotidiano escolar no ensino médio.  Demandas e necessidades da juventude em relação ao ensino médio.   30
 
IV Eixo temático 1:
Culturas juvenis e tecnologias
As práticas coletivas e sociabilidades juvenis. Os grupos de pares: comunicação, solidariedade, identidades. Os meios audiovisuais e as tecnologias digitais no universo juvenil. A cultura midiática como condição e espaço de socialização. Relações entrecruzadas: culturas juvenis, escola e cultura midiática.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
Eixo temático 2:
Juventudes e relação com o trabalho
A escola e o trabalho nas vivências juvenis; o jovem aluno trabalhador; o trabalho e sua dimensão educativa; limites e potencialidades da educação profissional. O trabalho no contexto da proposta do ensino médio inovador.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
Eixo temático 3:
Juventudes e projetos de futuro
Projeto de futuro e dimensões temporais. Campo de possibilidades e sua relação com projeto de futuro. Autonomia e independência na construção  de projetos de futuro. Escola, família e suas relações com a construção de projeto de futuro de jovens. Sonhos e desejos na construção de plano de futuro. A relação entre os saberes escolares e os projetos de vida dos jovens.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
Eixo temático 4:
As regras escolares e as diferentes sociabilidades juvenis
A sociabilidade juvenil e a transgressão juvenil das regras escolares. O fenômeno da indisciplina em contextos escolares. A caracterização do bullying.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
 
V Eixo temático 1:
Juventudes, sexualidade e relações de gênero
Identidades e subjetividades juvenis; gênero, sexualidade e relações sociais entre os sexos; sexualidade como formas de vivência de prazeres, desejos e afetos. As relações de gênero e sexualidade no cotidiano escolar.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
Eixo temático 2:
Juventudes e territórios: o campo e a cidade
O urbano e o rural no imaginário juvenil; identidades territoriais juvenis; a cidade e o campo nos projetos de vida dos jovens. As especificidades do campo e da cidade no cotidiano escolar.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
Eixo temático 3:
Juventudes e relações raciais
As desigualdades sociais e raciais; Estratégias de reversão das desigualdades sociais e raciais na educação brasileira: ações coletivas e políticas de ação afirmativa.  A LDBEN, as DCNS e seus impactos no cotidiano escolar.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
Eixo temático 4:
Juventudes e Participação política
A juventude como direito. A trajetória da constituição de políticas públicas para a juventude no Brasil. Os múltiplos sentidos da participação juvenil. Experiência e espaços de participação juvenil. A participação juvenil no cotidiano escolar.   30
(neste caso o cursista deve escolher somente um eixo temático)
 
VI Estratégias de trabalho com jovens e Avaliação Análise de experiências existentes (escolares e extra-escolares). A produção de conhecimentos e a juventude: o currículo. O jovem, a escola e o saber. Pedagogia da juventude.  Análise crítica de práticas bem sucedidas e projetos educativos e desenvolvidos com jovens.
Avaliação final: trabalho de sistematização do curso.
  30
  10 170
Total horas 180