Para compreender melhor quem são estes jovens alunos fizemos uma proposta de curso que será desenvolvido na modalidade à distância, mas teremos um encontro presencial de 10 horas no início das atividades. Para criar um contexto comum de aprendizagem, organizamos o curso em seis (06) módulos de 30 horas cada, perfazendo o total de 180 horas. A duração do curso será de quatro (04) meses, sendo reservado a cada módulo o tempo de três (03) semanas.
O curso está planejado em torno de temáticas que tratam das diferentes juventudes que estudam em nossas escolas de ensino médio. O que queremos mesmo é que este curso possibilite o diálogo, a pesquisa, mas que efetivamente contribua na atuação direta do/a professor/a e também como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador em sua escola.
Serão oferecidos seis (06) módulos durante o curso. Os módulos I, II, III e VI são comuns e obrigatórios a todas/os cursistas. Ou seja, todos irão cursar estes módulos e farão, inclusive, as atividades propostas em cada um deles.
Já nos módulos IV e V serão ofertados temas variados que interessam diretamente a cada professor/a. O cursista deverá escolher duas temáticas no módulo IV e duas temáticas no módulo V, a partir de suas demandas específicas e de acordo com a realidade de sua escola. Nesse sentido, a idéia é que o cursista tenha a oportunidade de fazer um percurso formativo diferenciado.
Veja a estrutura do curso em suas várias edições:
Módulos | Título | Conteúdo | Presencial | A distância | Total |
---|---|---|---|---|---|
I | Introdução ao Ambiente Moodle e Portal EMDiálogos | Os espaços educativos virtuais. Plataforma Moodle. Portal EMdiálogo. Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, formas de avaliação. | 10 | 20 | 30 |
Metodologia do curso - ver, ouvir, registrar | Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, metodologia, formas de avaliação. | ||||
II | O Ensino Médio no Brasil: desafios e perspectivas | A instituição escolar diante das transformações da sociedade contemporânea. A expansão do Ensino Médio Brasileiro. As transformações nas instituições socializadoras (ênfase na família e na escola). A função social da escola e do ensino médio no contexto da sociedade brasileira contemporânea. A proposta do ensino médio inovador. | - | 30 | 30 |
III | Juventudes e escola | O aluno como invenção. Os diferentes modos de ser jovem e ser aluno. As condições das vivências juvenis. Os jovens no cotidiano escolar no ensino médio. Demandas e necessidades da juventude em relação ao ensino médio. | - | 30 | 30 |
IV |
Eixo temático 1 - Juventudes e relação com o trabalho |
A escola e o trabalho nas vivências juvenis. O jovem aluno trabalhador. O trabalho e sua dimensão educativa. Limites e potencialidades da educação profissional. O trabalho no contexto da proposta do ensino médio inovador. | - | 15 | 30 |
Eixo temático 2 - Juventudes e projetos de futuro |
Projeto de futuro e dimensões temporais. Campo de possibilidades e sua relação com projeto de futuro. Autonomia e independência na construção de projetos de futuro. Escola, família e suas relações com a construção de projeto de futuro de jovens. Sonhos e desejos na construção de plano de futuro. A relação entre os saberes escolares e os projetos de vida dos jovens. | - | 15 | ||
Eixo temático 3 - Culturas juvenis e tecnologias | As práticas coletivas e sociabilidades juvenis. Os grupos de pares: comunicação, solidariedade, identidades. Os meios audiovisuais e as tecnologias digitais no universo juvenil. A cultura midiática como condição e espaço de socialização. Relações entrecruzadas: culturas juvenis, escola e cultura midiática. | - | 15 | ||
Eixo temático 4 - Juventudes e territórios: o campo e a cidade | O urbano e o rural no imaginário juvenil; identidades territoriais juvenis; a cidade e o campo nos projetos de vida dos jovens. As especificidades do campo e da cidade no cotidiano escolar. Espaços de lazer e sociabilidade no campo e na cidade. Os povos do campo e as “tribos” da cidade. Dinâmicas migratórias e êxodo rural. | - | 15 | ||
Eixo temático 5: Juventudes e participação política | A juventude como direito. A trajetória da constituição de políticas públicas para a juventude no Brasil. Os múltiplos sentidos da participação juvenil. Experiência e espaços de participação juvenil. A participação juvenil no cotidiano escolar. | - | 15 | ||
V |
Eixo temático 1: Juventudes, sexualidades e relações de gênero | Identidades e subjetividades juvenis; gênero, sexualidade e relações sociais entre os sexos; sexualidade como formas de vivência de prazeres, desejos e afetos. As relações de gênero e sexualidade no cotidiano escolar. | - | 15 | 30 |
Eixo temático 2: Juventudes e relações étnico-raciais | As desigualdades sociais e raciais; Estratégias de reversão das desigualdades sociais e raciais na educação brasileira: ações coletivas e políticas de ação afirmativa. A LDBEN, as DCNS e seus impactos no cotidiano escolar. | - | 15 | ||
Eixo temático 3: Juventudes, indisciplina e regras escolares | A sociabilidade juvenil e a transgressão juvenil das regras escolares. O fenômeno da indisciplina em contextos escolares. A caracterização do bullying. O papel do professor como mediador para uma cultura da paz. | - | 15 | ||
Eixo temático 4: Juventudes, drogas e redução de danos | Aspectos históricos do uso de drogas; modelos jurídico-moral e modelo médico; paradigma proibicionista e paradigma de redução de danos; classificação das substâncias psicoativas; uso e tráfico; drogas e violência; drogas e consumo juvenil; impactos do uso e do tráfico na escola. | - | 15 | ||
VI | Estratégias metodológicas de trabalho com jovens e Avaliação | Análise de experiências existentes (escolares e extra-escolares). A produção de conhecimentos e a juventude: o currículo. O jovem, a escola e o saber. Pedagogia da juventude. Análise crítica de práticas bem sucedidas e projetos educativos e desenvolvidos com jovens | - | 30 | 30 |
Total horas | 20 | 160 | 180 |
Módulos | Título | Conteúdo | Presencial | A distância |
---|---|---|---|---|
I | Metodologia do curso - ver, ouvir, registrar | Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, metodologia, formas de avaliação. | 10 | 20 |
II | O Ensino Médio no Brasil: desafios e perspectivas | A instituição escolar diante das transformações da sociedade contemporânea. A expansão do Ensino Médio Brasileiro. As transformações nas instituições socializadoras (ênfase na família e na escola). A função social da escola e do ensino médio no contexto da sociedade brasileira contemporânea. A proposta do ensino médio inovador. | 30 | |
III | Juventudes e escola | O aluno como invenção. Os diferentes modos de ser jovem e ser aluno. As condições das vivências juvenis. Os jovens no cotidiano escolar no ensino médio. Demandas e necessidades da juventude em relação ao ensino médio. | 30 | |
IV | Eixo temático 1: Tema 1 - Juventudes e relação com o trabalho |
A escola e o trabalho nas vivências juvenis. O jovem aluno trabalhador. O trabalho e sua dimensão educativa. Limites e potencialidades da educação profissional. O trabalho no contexto da proposta do ensino médio inovador. | 15 |
|
Eixo temático 1: Tema 2 - Juventudes e projetos de futuro |
Projeto de futuro e dimensões temporais. Campo de possibilidades e sua relação com projeto de futuro. Autonomia e independência na construção de projetos de futuro. Escola, família e suas relações com a construção de projeto de futuro de jovens. Sonhos e desejos na construção de plano de futuro. A relação entre os saberes escolares e os projetos de vida dos jovens. | 15 |
||
Eixo temático 2: Tema 3 - Culturas juvenis e tecnologias | As práticas coletivas e sociabilidades juvenis. Os grupos de pares: comunicação, solidariedade, identidades. Os meios audiovisuais e as tecnologias digitais no universo juvenil. A cultura midiática como condição e espaço de socialização. Relações entrecruzadas: culturas juvenis, escola e cultura midiática. | 15 |
||
Eixo temático 2: Tema 4 - Juventudes e territórios: o campo e a cidade | O urbano e o rural no imaginário juvenil; identidades territoriais juvenis; a cidade e o campo nos projetos de vida dos jovens. As especificidades do campo e da cidade no cotidiano escolar. Espaços de lazer e sociabilidade no campo e na cidade. Os povos do campo e as “tribos” da cidade. Dinâmicas migratórias e êxodo rural. | 15 |
||
V | Eixo temático 1 - Tema 1: Juventudes, sexualidade e relações de gênero | Identidades e subjetividades juvenis; gênero, sexualidade e relações sociais entre os sexos; sexualidade como formas de vivência de prazeres, desejos e afetos. As relações de gênero e sexualidade no cotidiano escolar. | 15 |
|
Eixo temático 1 - Tema 2: Juventudes e relações étnico-raciais | As desigualdades sociais e raciais; Estratégias de reversão das desigualdades sociais e raciais na educação brasileira: ações coletivas e políticas de ação afirmativa. A LDBEN, as DCNS e seus impactos no cotidiano escolar. | 15 |
||
Eixo temático 2 - Tema 3: Juventudes, indisciplina e regras escolares | A sociabilidade juvenil e a transgressão juvenil das regras escolares. O fenômeno da indisciplina em contextos escolares. A caracterização do bullying. O papel do professor como mediador para uma cultura da paz. | 15 |
||
Eixo temático 2 -Tema 4: Juventudes e Participação política | A juventude como direito. A trajetória da constituição de políticas públicas para a juventude no Brasil. Os múltiplos sentidos da participação juvenil. Experiência e espaços de participação juvenil. A participação juvenil no cotidiano escolar. | 15 |
||
VI | Estratégias metodológicas de trabalho com jovens e Avaliação | Análise de experiências existentes (escolares e extra-escolares). A produção de conhecimentos e a juventude: o currículo. O jovem, a escola e o saber. Pedagogia da juventude. Análise crítica de práticas bem sucedidas e projetos educativos e desenvolvidos com jovens | 30 | |
10 | 170 | |||
Total horas | 180 |
Módulos | Título | Conteúdo | Presencial | A distância |
---|---|---|---|---|
I | Introdução ao Ambiente Moodle e Portal EMDiálogo | Os espaços educativos virtuais. Plataforma Moodle. Portal EMdiálogo. Apresentação geral do curso, conteúdos programáticos, formas de avaliação. | 10 | 20 |
Pressupostos teórico-metodológicos | Diagnóstico acerca da realidade dos cursistas referente aos conhecimentos e práticas sobre a EAD Educação a Distância. As possibilidades propiciadas pela EAD. | |||
II | O Ensino Médio no Brasil: desafios e perspectivas | A instituição escolar diante das transformações da sociedade contemporânea. A expansão do Ensino Médio Brasileiro. As transformações nas instituições socializadoras (ênfase na família e na escola). A função social da escola e do ensino médio no contexto da sociedade brasileira contemporânea. A proposta do ensino médio inovador. | 30 | |
III | Juventudes e escola | O aluno como invenção. Os diferentes modos de ser jovem e ser aluno. As condições das vivências juvenis. Os jovens no cotidiano escolar no ensino médio. Demandas e necessidades da juventude em relação ao ensino médio. | 30 | |
IV | Eixo temático 1: Culturas juvenis e tecnologias |
As práticas coletivas e sociabilidades juvenis. Os grupos de pares: comunicação, solidariedade, identidades. Os meios audiovisuais e as tecnologias digitais no universo juvenil. A cultura midiática como condição e espaço de socialização. Relações entrecruzadas: culturas juvenis, escola e cultura midiática. | 30 |
|
Eixo temático 2: Juventudes e relação com o trabalho |
A escola e o trabalho nas vivências juvenis; o jovem aluno trabalhador; o trabalho e sua dimensão educativa; limites e potencialidades da educação profissional. O trabalho no contexto da proposta do ensino médio inovador. | 30 |
||
Eixo temático 3: Juventudes e projetos de futuro |
Projeto de futuro e dimensões temporais. Campo de possibilidades e sua relação com projeto de futuro. Autonomia e independência na construção de projetos de futuro. Escola, família e suas relações com a construção de projeto de futuro de jovens. Sonhos e desejos na construção de plano de futuro. A relação entre os saberes escolares e os projetos de vida dos jovens. | 30 |
||
Eixo temático 4: As regras escolares e as diferentes sociabilidades juvenis |
A sociabilidade juvenil e a transgressão juvenil das regras escolares. O fenômeno da indisciplina em contextos escolares. A caracterização do bullying. | 30 |
||
V | Eixo temático 1: Juventudes, sexualidade e relações de gênero |
Identidades e subjetividades juvenis; gênero, sexualidade e relações sociais entre os sexos; sexualidade como formas de vivência de prazeres, desejos e afetos. As relações de gênero e sexualidade no cotidiano escolar. | 30 |
|
Eixo temático 2: Juventudes e territórios: o campo e a cidade |
O urbano e o rural no imaginário juvenil; identidades territoriais juvenis; a cidade e o campo nos projetos de vida dos jovens. As especificidades do campo e da cidade no cotidiano escolar. | 30 |
||
Eixo temático 3: Juventudes e relações raciais |
As desigualdades sociais e raciais; Estratégias de reversão das desigualdades sociais e raciais na educação brasileira: ações coletivas e políticas de ação afirmativa. A LDBEN, as DCNS e seus impactos no cotidiano escolar. | 30 |
||
Eixo temático 4: Juventudes e Participação política |
A juventude como direito. A trajetória da constituição de políticas públicas para a juventude no Brasil. Os múltiplos sentidos da participação juvenil. Experiência e espaços de participação juvenil. A participação juvenil no cotidiano escolar. | 30 |
||
VI | Estratégias de trabalho com jovens e Avaliação | Análise de experiências existentes (escolares e extra-escolares). A produção de conhecimentos e a juventude: o currículo. O jovem, a escola e o saber. Pedagogia da juventude. Análise crítica de práticas bem sucedidas e projetos educativos e desenvolvidos com jovens.
Avaliação final: trabalho de sistematização do curso. |
30 | |
10 | 170 | |||
Total horas | 180 |