O curso Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador - JUBEMI é um curso de atualização, desenvolvido pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Educação.

Seu objetivo principal é oferecer informações e elementos para que o professor inscrito no curso possa refletir sobre o Ensino Médio e, mais especificamente, sobre os temas que remetam aos sujeitos, jovens alunos com os quais atua. Outra intenção nossa é de que essa formação ofereça a/ao professora/a inscrito, instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador.

Ao propormos o estudo do tema “Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador”, sugerimos a análise de duas temáticas que estão diretamente ligadas ao seu trabalho. A primeira é a questão da Juventude Brasileira: nossa proposta é discutir a temática da juventude, passando pelos temas que o envolvem diretamente: A relação com os jovens alunos.

A segunda temática é o Ensino Médio Inovador e a idéia é articular estas discussões sobre juventude – ou seja, a teoria – à prática, às ações dos/as professores/as articuladores/as do Programa Ensino Médio Inovador. No curso foi realizado um recorte, enfatizando a abordagem sobre os sujeitos que estão no centro de ação pedagógica do Ensino Médio: os jovens alunos.

É perceptível que, com a massificação do acesso à educação, a escola passou a receber uma diversidade de jovens, com expectativas, interesses, problemas e demandas as mais variadas. Ao mesmo tempo, sabemos que o coração da docência é a relação professor e aluno. Daí a importância de refletirmos sobre nossa postura pedagógica com os jovens alunos. Se esta relação está mal, a docência, o processo de ensino e aprendizagem e a escola também irão mal.

Nesse sentido, é fundamental conhecer estes sujeitos, procurar saber como se relacionam com o mundo e entre si, compreender o mundo no qual estão imersos, a escola que os recebe, a forma como lidam com este espaço que é a escola, com os conhecimentos escolares e o contexto sociocultural em que estamos todos envolvidos.

As questões centrais que serão abordadas no curso buscam responder os seguintes questionamentos, a saber: Quem são os jovens alunos? Como vêem a escola? Quais os sentidos que eles atribuem aos estudos? Quais projetos de futuro eles têm em mente? Como se relacionam com o mundo do trabalho? Como lidam com as tecnologias, com as questões raciais, da sexualidade e das relações de gênero? De que coisas participam?

Estas são algumas das questões que queremos refletir coletivamente. Vamos conversar sobre os temas não para encontrar respostas prontas ou para produzir receitas, mas para compor um mosaico da realidade juvenil que está à nossa volta e conhecer as possibilidades de intervenção no chão de cada escola.

Educação a distância

O ensino à distância, por intermédio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (A.V.A) é apenas um modo diferente de estudar, propiciado pelas novas tecnologias. Nesta modalidade educativa, semelhante ao curso presencial, cada cursista fará parte de um grupo, de uma turma e estará na companhia de outros professores/as cursistas. Durante este tempo de curso, teremos espaços de diálogos, de trocas de experiências e de bate-papo entre os professores cursistas de diferentes regiões do país. Cada turma será acompanhada por dois tutores, através de fóruns de discussão, na plataforma Moodle e no Portal. Em cada turma, terá também um professor formador, responsável pelo acompanhamento do curso.

Em cada um dos módulos os cursistas terão disponíveis além do texto-base (guia que trará as idéias centrais do tema, bem como as orientações para realização das atividades propostas), vídeos, links, músicas, notícias, relatos de experiências, etc. As atividades solicitadas durante o curso terão como propósito a reflexão e investigação de variadas dimensões da realidade escolar.