Escrito em

O JUVIVA foi um curso de atualização destinado a professoras/es que atuam na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas públicas localizadas nos municípios do Plano Juventude Viva. O Plano foi uma iniciativa do governo federal coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e tinha como objetivo promover ações de prevenção à violência letal em territórios onde a juventude enfrenta maiores situações de vulnerabilidade.

O curso JUVIVA foi uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Ele teve como objetivo desenvolver um processo formativo que sensibilizasse os professores para as questões que afetam em especial a juventude negra e refletir sobre o papel da escola no enfrentamento às violências contra a juventude. Busca-se ainda discutir possibilidades de atuação da escola na composição de uma rede mais ampla de sujeitos e instituições envolvidos no enfrentamento dessas questões.

O curso foi executado na modalidade a distância e teve uma carga-horária total de 180 horas-aula, distribuídas em oito módulos de 170 horas-aula e um encontro presencial de 10 horas aula, no início do percurso formativo. Ele foi oferecido em dois semestres, contemplando ao todo 1.400 professores/as da Educação de Jovens e Adultos de municípios que aderiram ao Plano Juventude Viva.

Saiba mais sobre o curso no site: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/juviva/

Acesse o conteúdo do curso em PDF: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/juviva/conteudo/textos-base.html

Compartilhe:
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail