Escrito em

O projeto Formação Continuada de Professores do Ensino Médio tem como objetivo articular as ações parceiras da SEE/MG (Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais) – Programa Reinventando o Ensino Médio em decorrência da adesão dessa rede de ensino ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio implementado pela SEB/MEC (Secretaria de Educação Básica – Ministério da Educação e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Tal projeto busca promover um processo formativo que valorize e envolva os professores da Rede Estadual do Ensino Médio em Minas Gerais, além de gestores e equipes pedagógicas da Secretaria Estadual de Educação de MG, contribuindo assim, para a melhoria de qualidade deste nível de ensino.

Para a realização desta formação estão envolvidas seis universidades mineiras composta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) cada uma delas sendo responsável pela formação de professores das escolas estaduais de Minas Gerais.

Conheça o site do projeto

Objetivos:

Objetivo geral

Desenvolver um processo de formação de professores, gestores e equipes pedagógicas da Rede Pública Estadual de Minas Gerais, visando contribuir na promoção da qualidade do Ensino Médio em Minas Gerais. Este projeto integra uma rede de seis universidades mineiras composta pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Objetivo específicos

• Desenvolver a formação continuada de professores nas escolas estaduais de ensino médio sob a administração das Secretarias Regionais de Ensino (SRE) de Ouro Preto; São João Del Rei, Caratinga, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Guanhães, Manhuaçu, Metropolitana A, Metropolitana B, Metropolitana C, Nova Era, Pará de Minas, Ponte Nova, Sete Lagoas, de acordo com a divisão administrativa da Secretaria Estadual de Educação de MG
  • Desencadear um movimento de reflexão sobre as práticas curriculares que se desenvolvem nas escolas, partindo das representações, vivencias e conhecimentos trazidos pelos professores e que incorporam suas compreensões e relações com os sujeitos jovens e adultos estudantes, construindo subsídios para o desenvolvimento de práticas educativas efetivas com foco na formação humana integral, conforme apontado nas DCNEM.

Público Alvo:

Espera-se elevar a qualidade do processo ensino-aprendizagem realizado pelos Professores do Ensino Médio nas suas escolas por meio de:

• Desenvolvimento de processo de formação de 937 professores, profissionais da educação e servidores das Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, sendo eles Formadores Regionais e Orientadores de Estudo.
  • Acompanhamento do processo de formação 30.191 professores cursistas que atuam em 1.072 escolas públicas de Ensino Médio de MG.
Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedinmail