Coleção Cadernos Temáticos – Juventude e trabalho

Este caderno aborda a relação Juventude e trabalho. Nosso objetivo e refletir sobre essa dimensão que também e central na vida de muitos jovens brasileiros. Além disso, o caderno ira abordar a relação da escola com o mundo do trabalho juvenil.

O trabalho e uma experiência marcante na vida dos jovens brasileiros, pois envolve suas perspectivas de vida, no presente e no futuro. Para muitos, as primeiras experiências já ocorrem no início da adolescência. Para outros, mesmo que ainda não estejam inseridos no mercado de trabalho, o desejo de trabalhar e a preocupação em relação ao futuro profissional já se manifestam de uma maneira muito forte. Para financiar o lazer e adquirir itens de consumo juvenis – roupas, tênis, CDs, eletrônicos etc. –, muitos jovens precisam trabalhar. Outra grande parte faz do trabalho sua condição para estudar ou até mesmo para ajudar nas despesas de casa.

A relação deles com o mundo do trabalho e também marcada pela desigualdade. Alguns vivem o trabalho como um tempo de formação. Outros tem suas trajetórias marcadas pelo desemprego, pela dificuldade de inserção profissional e pelo trabalho precário.

Neste caderno, vamos, portanto, tentar compreender um pouco mais essa realidade. Você já parou para pensar: O que os seus alunos pensam do trabalho? Quantos deles trabalham? O que dizem de suas dificuldades e realizações nesse campo? Qual a relação da escola com essa questão?

É muito importante que os professores reflitam sobre tais questões, pois elas têm uma forte relação com as experiências escolares dos jovens alunos. Na perspectiva do Programa Ensino Médio Inovador, o trabalho e uma dimensão fundamental, junto com a ciência, a cultura e as tecnologias. A escola precisa levar em conta essa dimensão ao construir seu projeto político-pedagógico.

Caderno-6-Juventude-e-trabalho.pdf download View | Download
Keywords: Ensino Médio Inovador, jubemi, juventude, Observatório da Juventude UFMG, Observatório Jovem UFF, trabalho