Coleção Cadernos Temáticos – Juventude, indisciplina e regras escolares

Este caderno vai tratar de um tema que preocupa toda a sociedade, que é a questão da relação dos jovens alunos com as regras escolares. É cada vez mais comum vermos notícias associadas à ausência de regras e limites dos alunos e a situações de violência e agressão na escola. São ações que se dão dentro da escola ou ao seu redor, mas que a atingem e, muitas vezes, interferem em sua organização e até mesmo nas atividades cotidianas relacionadas ao andamento das aulas e da aprendizagem.

Mas também há outras formas de ação que alteram o cotidiano da escola – não menos preocupantes, mas provavelmente menos visíveis midiaticamente –, quase como se já fizessem parte do mesmo, que são as famosas indisciplinas cotidianas. Entram, nessa categoria, a agitação e a gritaria em sala de aula, a falta de respeito com colegas e professores, a falta de concentração no conteúdo das aulas, os burburinhos, as mentiras, as manipulações e os conflitos diários.

Essas ações, entre outras, alteram as expectativas que temos do que seja uma escola e de como devem ser realizadas as aulas. Mas é importante fazer uma pergunta: é possível analisar esses fenômenos e “separar o joio do trigo” para não tratar tudo como “farinha do mesmo saco”?

É isso o que pretendemos fazer aqui. Até mesmo porque não importa achar culpados, não se trata de um tribunal da inquisição, mas de refletir sobre o que são esses fenômenos para que a escola possa melhor tratar dessas questões em seu cotidiano.

Caderno-7-Juventudeindisciplina-e-regras-escolares.pdf download View | Download
Keywords: Indisciplina, jubemi, juventude, Observatório da Juventude UFMG, Observatório Jovem UFF, Regras Escolares