Coleção Cadernos Temáticos – Juventudes, drogas e redução de danos

Neste caderno, trabalharemos com um tema que costuma ser fonte de grandes preocupações para as famílias e a escola: as variadas formas encontradas na sociedade brasileira de se relacionar com as drogas.

A escola, que a princípio deveria ser um lugar seguro e protegido, torna-se um lugar de consumo e até de tráfico de drogas. Essas substâncias não estão, entretanto, só dentro da escola. Hoje em dia, o seu uso torna-se cada vez mais público e questões como a dependência e o tráfico ficam cada vez mais visíveis nas grandes e médias cidades brasileiras.

Estamos vivendo um momento especial em nossa sociedade, pois, junto com a visibilidade do usuário associada à expansão do consumo de crack, cresce o estigma contra o usuário e, em igual proporção, cresce a pressão por medidas de urgência para erradicar o seu uso e, consequentemente, as cenas urbanas em que vários usuários se drogam.

Esse tema, certamente, atinge de maneira especial a juventude e o cotidiano escolar. Trata-se de algo que preocupa a todos! Por isso, é importante que nos dediquemos à compreensão das questões relacionadas ao uso de drogas em nossa sociedade, atentando para a construção de um debate lúcido sobre um tema tão complexo.

Nosso objetivo com esse caderno, portanto, é apresentar os principais elementos teóricos, políticos e ideológicos que circunscrevem o debate acerca do uso de drogas nas sociedades, buscando subsídios para uma intervenção crítica da comunidade escolar junto aos jovens estudantes.

Caderno-13-JUVENTUDES-DROGAS-E-REDUÇÃO-DE-DANOS.pdf download View | Download
Keywords: Drogas, jubemi, juventudes, Observatório da Juventude UFMG, Observatório Jovem UFF, Redução de danos