Juventude, Ensino Médio e os Processos de Exclusão Escolar

O artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de exclusão escolares vivenciados por jovens adolescentes no Brasil, a partir dos resultados da pesquisa “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos cursando ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”. A pesquisa foi realizada nos anos de 2012 e 2013 nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Fortaleza e Belém. A partir das experiências narradas pelos jovens adolescentes, ao longo dos grupos focais e das entrevistas em profundidade, buscaremos analisar as múltiplas variáveis que interferem em suas trajetórias  escolares,procurando compreender os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola.

JUVENTUDE-ENSINO-MÉDIO-E-OS-PROCESSOS-DE-EXCLUSÃO-ESCOLAR.pdf download View | Download
Keywords: ensino médio, Exclusão escolar, juventude
Categories: Artigos, Produção, Produção Científica