OS NÓS DA DOCÊNCIA – As vivências escolares de docentes e jovens alunos permeadas pelo Ensino de Sociologia

Esta dissertação busca descrever e compreender como se dão as relações de jovens alunos e professores intermediadas pelo Ensino de Sociologia, em duas escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Deste modo, a interação entre Ensino de Sociologia e seus principais sujeitos (jovens alunos e professores) no ambiente escolar foi ponto de partida desta investigação. Para isso foram realizadas três inserções no tema onde, em um primeiro momento, delimitou-se o histórico, os propósitos e as intencionalidades do Ensino de Sociologia na educação básica no atual contexto educacional brasileiro. Em seguida, buscamos construir uma genealogia das trajetórias dos dois docentes participantes da pesquisa, com o intuito de evidenciar a origem de valores, princípios e práticas adotadas ao atuarem como professores de sociologia da Rede Pública de Ensino do Estado de Minas Gerais.
Por fim, buscamos analisar as perspectivas que os jovens alunos das duas turmas participantes da pesquisa possuíam frente ao ambiente escolar e ao ensino de sociologia, e a relação professor/jovem aluno nas aulas desta disciplina. A partir de autores da sociologia da educação (TARDIF, DUBET, TEIXEIRA) e da sociologia da juventude (FANFANI, DAYRELL), apresentamos um caminho teórico-metodológico que priorizava o diálogo das perspectivas dos sujeitos envolvidos na pesquisa com os marcos teóricos, os quais nortearam nossas análises. Assim, nesta investigação, pudemos verificar o impacto do componente relacional na constituição da docência dos professores analisados e na relação professor/ jovem aluno nas aulas de sociologia, percebendo como este fator influencia no processo de aprendizagem de seus conteúdos, apontando ainda avanços e limites desta relação frente às turmas analisadas.

Vfinal-OS-NÓS-DA-DOCÊNCIA-pos-Banca-1.pdf download View | Download
Keywords: Ensino de Sociologia, Jovens Alunos, Juventude e Docência