OJ

Sobre o OJ


O Programa Observatório da Juventude (OJ) é uma ação de extensão, ensino e pesquisa inserido na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O Programa teve início em 2002, situa-se no contexto das políticas de ações afirmativas da UFMG, apresentando uma proposta de extensão articulada com ações de pesquisa e ensino em torno da temática educação, cultura e juventudes. Orienta-se por quatro eixos centrais, que delimitam sua ação: a condição juvenil; as políticas públicas e ações sociais; as práticas culturais e ações coletivas da juventude na cidade e a construção de metodologias de trabalho com/para jovens e formação de educadores/as de jovens.

Desde a sua criação, o Observatório vem realizando atividades de educação popular como formação de educadores/as, lideranças juvenis, agentes socioculturais, de alunos/as da graduação e pós-graduação, gestores/as e outros/as profissionais interessados/as na problemática juvenil, possibilitando-lhes um maior conhecimento sobre a realidade dos/as jovens e a construção de metodologias de trabalho adequadas a essa fase da vida. Ao mesmo tempo, vem propondo e promovendo ações de formação diretamente com os/as jovens, estimulando-os/as a participarem na resolução de seus problemas e fortalecendo iniciativas de cooperação, comunicação e criação de redes juvenis. Nessa direção, tem participado ativamente no estímulo e nas articulações em torno das políticas públicas de juventude, apoiando e/ou desenvolvendo iniciativas de debate e reflexão, além de ter feito parte de instâncias como o Conselho Nacional de Juventude e ter contribuído para a fundação e o funcionamento do Fórum das Juventudes da Grande Belo Horizonte.

O Observatório tem desenvolvido, ainda, atividades de investigação, levantamento e disseminação de informações sobre a situação dos/as jovens no Brasil, por meio de pesquisas nacionais, integrando uma rede de pesquisadores/as da temática, e também em âmbito regional e local, por meio de investigações dos/as educadores/as e de seus/suas orientandos de mestrado e doutorado. 

A metodologia de trabalho que alicerça as posturas teórico-metodológicas das ações construídas pelo OJ, parte do pressuposto de que educar é mais que ensinar ou transmitir um conhecimento. Para nós implica um processo de formação humana muito mais amplo. Nesta perspectiva, Charlot (2000) considera que o ser humano é um ser em construção, o que reforça também a ideia do inacabamento do ser humano (Freire, 1996). Entender a educação como formação pressupõe reconhecer os sujeitos como seres inacabados, mas ao mesmo tempo, como sujeitos de demanda, de saberes e de desejos. Assim, buscamos desenvolver uma metodologia de trabalho COM os/as jovens e educadores/as envolvidos no processo formativo e não PARA eles/as. Assim, temos como base os princípios da educação popular de perspectiva Freiriana, que compreende a relação com o/a outro/a como centro dos processos de produção de conhecimento. 

Neste sentido, é importante citar que entendemos juventude como uma construção social e histórica, o que significa ignorar a dimensão etária dessa etapa da vida. Falamos em juventudes no plural por considerar que existem diferentes modos de vivenciar a juventude, ou seja, as condições sociais, econômicas, de raça, de gênero, de orientação do desejo repercutem nas possibilidades e/ou limites para a vivência da juventude. Desta maneira, buscamos enxergar os/as jovens tanto na ótica da diversidade quanto da interseccionalidade, levando em conta que os/as sujeitos jovens estão inseridos em tramas bastante complexas em que se entrecruzam classe, gênero e raça, especialmente.  

Com base nesses pressupostos, cada projeto, vinculado ao OJ, desenvolve uma proposta metodológica, tendo como base a educação como formação humana, pautada na perspectiva da educação popular, que considere as especificidades dos grupos com os quais atua. Atualmente o OJ contempla diferentes ações que  buscaremos desenvolver e/ou dar continuidade caso sejamos selecionados, quais sejam: Projeto InterAgindo; Projeto Fórum das Juventudes da Grande BH; Curso de Formação de Agentes Socioculturais; Curso de Formação com/para Lideranças do Centro de Referência da Juventude e reedição (nova edição) da coletânea Juventude Brasileira e Ensino Médio.