Livros / Links e Artigos

INDÍCE

Por uma Pedagogia das Juventudes

Nascido em 2002, o Observatório da Juventude da UFMG celebrou seus 15 anos em 2017 com um seminário e o lançamento de um livro com o mesmo tema, “Por Uma Pedagogia das Juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG”. Organizado pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG, Juarez Dayrell, também fundador e coordenador do projeto, a publicação foi construída coletivamente e contou com a contribuição de educadores/as e oficineiros/as que atuaram em diferentes projetos do Observatório da Juventude ou OJ como é carinhosamente chamado por seus/suas integrantes. 

Juventude e Ensino Médio

Livro do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Secretaria de Educação Básica, a publicação discute sobre a construção de currículo escolar à luz das características da juventude atual.

Download do Livro

Fanzines Juventude (in/em) Formação

A série de fanzines Juventude (in/em) Formação foi construída com o objetivo de propor uma reflexão sobre temas relacionados às questões sociais e alguns desafios vivenciados pela juventude, desta forma o Observatório da Juventude (OJ), busca colaborar com o processo de formação dos/as jovens. O OJ, há quase vinte anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à formação com jovens, com o propósito de sensibiliza-los/as em relação ao contexto social ao qual estão inseridos/as e provoca-los/as, despertando um olhar mais crítico diante dos problemas enfrentados. Estes e outros assuntos não irão se esgotar nesta publicação, nem é este o objetivo deste trabalho, os fanzines tem a finalidade de apenas oferecer um olhar crítico a partir de várias facetas dos assuntos abordados em cada livro.

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Formação de Professores do Ensino Médio - O jovem como sujeito do Ensino Médio


Em novembro de 2013 foi instituído o Pacto Nacional pelo Fortalecimento a do Ensino Médio por meio da Portaria n° 1.140, o Pacto foi uma proposta do Ministério da Educação que articulou uma série de estratégias e ações entre a União, governos estaduais, distritais, várias instituições e movimentos com o objetivo de construir e implantar políticas  para elevação da qualidade do Ensino Médio brasileiro.

Duas estratégias foram articuladas inicialmente, uma delas o redesenho curricular, a outra, envolvia a formação continuada de professores/as do Ensino Médio que teve inicio em 2014.  O desenho da formação continuada foi constituído pela articulação de ações existentes do MEC, Universidades Públicas, Secretarias de Educação entre outros órgãos e instituições. A Universidade Federal do Paraná, pelo Observatório do Ensino Médio trabalhou na coordenação da produção dos materiais didático-pedagógicos da formação de professores/as e realização dos seminários nacionais, estes materiais foram elaborados em parceria com outras instituições e o Observatório da Juventude participou na elaboração de um livro temático, destinado à formação dos/as professores/as das escolas de Ensino Médio no Brasil.  

Cadernos Temáticos Juventude Brasileira e Ensino Médio e Ensino Inovador - JUBEMI


No ano de 2012 o Observatório da Juventude em parceria com o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense e o Ministério da Educação desenvolveram o curso de atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador – JUBEMI.
O objetivo principal do curso foi oferecer informações e elementos para que os/as professores/as inscrito/as no curso pudessem refletir sobre o Ensino Médio e, mais especificamente, sobre os temas que remetam aos sujeitos, jovens alunos/as com os quais os/as professores/as atuam. 

Além disso, a formação oferecida por meio do curso JUBEMI teve como propósito oferecer a/ao professor/a inscrito/a, instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador, para isso, uma série de vídeos foram produzidos, juntamente com um conjunto de cadernos temáticos os quais disponibilizamos parte desse material para download.

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O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social Vol. 1 e 2 são publicações coordenadas pela professora Marília Pontes Sposito, fruto de uma pesquisa nacional que realizou um balanço da produção de conhecimentos discente nos programas de pós-graduação no campo dos estudos sobre Juventude, de 1999 até 2006, nas áreas Educação, Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) e Serviço Social.

A publicação dos dois volumes deste livro foi uma das ações do Projeto Diálogos com o Ensino Médio, uma parceria iniciada no ano de 2009 entre o Observatório da Juventude da UFMG, o Observatório Jovem da UFF e a então Secretaria de Educação Básica do MEC.

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Ensino Médio em Pesquisa

Este livro é resultado do esforço coletivo de pesquisadores e pesquisadoras que compõem a Rede Nacional EMPesquisa – rede interinstitucional de grupos de pesquisa sobre Ensino Médio. Atualmente a Rede é composta por 22 grupos distribuídos pelas cinco macrorregiões do Brasil. Com a intenção de dar visibilidade à produção da Rede, o livro que agora vem a público possui a intenção de oferecer um retrato sobre os caminhos que a atual reforma do ensino médio pela Lei 13.415/17 tem percorrido. 

A relevância desses registros está na sua capacidade de revelar as disputas, limites e contradições de uma política pública formulada sem a participação da comunidade educacional em um país constituído por profundas desigualdades e diferenças. Esperamos com essa publicação reafirmar os compromissos de pesquisadores e pesquisadoras de ensino médio no Brasil com a democratização do acesso e com a qualidade da educação oferecida às juventudes brasileiras, e, também, reiterar a importância e necessidade da pesquisa acadêmica comprometida com a justiça social e com o direito à educação. 

Série Juventude Brasileira e Educação


Ao longo dos anos, nos diferentes espaços de formação que o OJ foi convidado a compartilhar saberes, a 1° coletânea que o Programa produziu, foi subsídio para diversas reflexões. O Observatório da Juventude, recebeu retorno de educadores de diferentes locais e, constantes pedidos de construção de um novo material em formato semelhante. Diante disto o OJ produziu uma nova série de caderno temáticos, intitulada Juventude Brasileira e Educação, a  publicação, amplia o foco da reflexão, passando de uma discussão exclusiva sobre espaços escolares para um debate que também abarca espaços não escolares. 

Como na produção de 2014, o OJ escolheu um objeto de inspiração para a série, transformando em metáfora: o caleidoscópio (instrumento que permite “olhar surpreendentes configurações de imagens”). A partir dos cadernos é possível construir uma visão caleidoscópica com aprendizagens, olhares, escutas, registros, ações e experiências sobre e com as juventudes, cuja forma de ser e estar no mundo também tem caráter caleidoscópico.

A nova série conta com 14 cadernos que versam sobre temáticas relacionadas às juventudes, discutindo sobre aspectos que atravessam, interseccionam, questionam, potencializam e/ou limitam as juventudes e tem a perspectiva de contribuir para a soma dos conhecimentos que cada um/uma já possui, proporcionando (re)fazer olhares, (re)construir conceitos e, especialmente, ampliar juntos/as, as possibilidades de construção de conhecimento e metodologias mosaicas e caleidoscópicas com as juventudes. 

 

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