Livros / Links e Artigos

INDÍCE

Por uma Pedagogia das Juventudes

Nascido em 2002, o Observatório da Juventude da UFMG celebrou seus 15 anos em 2017 com um seminário e o lançamento de um livro com o mesmo tema, “Por Uma Pedagogia das Juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG”. Organizado pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG, Juarez Dayrell, também fundador e coordenador do projeto, a publicação foi construída coletivamente e contou com a contribuição de educadores e oficineiros que atuaram em diferentes projetos do Observatório da Juventude ou OJ como é carinhosamente chamado por seus integrantes.

Juventude e Ensino Médio

Livro do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Secretaria de Educação Básica, a publicação discute sobre a construção de currículo escolar à luz das características da juventude atual.

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Fanzines Juventude (in/em) Formação

A série de fanzines Juventude (in/em) Formação foi construída com o objetivo de propor uma reflexão sobre temas relacionados às questões sociais e alguns desafios vivenciados pela juventude, desta forma o Observatório da Juventude (OJ), busca colaborar com o processo de formação dos/as jovens. O OJ, há quase vinte anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à formação com jovens, com o propósito de sensibiliza-los/as em relação ao contexto social ao qual estão inseridos/as e provoca-los/as, despertando um olhar mais crítico diante dos problemas enfrentados. Estes e outros assuntos não irão se esgotar nesta publicação, nem é este o objetivo deste trabalho, os fanzines tem a finalidade de apenas oferecer um olhar crítico a partir de várias facetas dos assuntos abordados em cada livro.

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Formação de Professores do Ensino Médio - O jovem como sujeito do Ensino Médio

Em novembro de 2013 foi instituído o Pacto Nacional pelo Fortalecimento a do Ensino Médio por meio da Portaria n° 1.140, o Pacto foi uma proposta do Ministério da Educação que articulou uma série de estratégias e ações entre a União, governos estaduais, distritais, várias instituições e movimentos com o objetivo de construir e implantar políticas  para elevação da qualidade do Ensino Médio brasileiro. Duas estratégias foram articuladas inicialmente, uma delas o redesenho curricular, a outra, envolvia a formação continuada de professores do Ensino Médio que teve inicio em 2014.  O desenho da formação continuada foi constituído pela articulação de ações existentes do MEC, Universidades Públicas, Secretarias de Educação entre outros órgãos e instituições. A Universidade Federal do Paraná, pelo Observatório do Ensino Médio trabalhou na coordenação da produção dos materiais didático-pedagógicos da formação de professores e realização dos seminários nacionais, estes materiais foram elaborados em parceria com outras instituições e o Observatório da Juventude participou na elaboração de um livro temático, destinado à formação dos professores das escolas de Ensino Médio no Brasil.  

Cadernos Temáticos Juventude Brasileira e Ensino Médio e Ensino Inovador - JUBEMI

No ano de 2012 o Observatório da Juventude em parceria com o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense e o Ministério da Educação desenvolveram o curso de atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador – JUBEMI. O objetivo principal do curso foi oferecer informações e elementos para que os/as professores/as inscrito/as no curso pudessem refletir sobre o Ensino Médio e, mais especificamente, sobre os temas que remetam aos sujeitos, jovens alunos/as com os quais os/as professores/as atuam. Além disso, a formação oferecida por meio do curso JUBEMI teve como propósito oferecer a/ao professor/a inscrito/a, instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador, para isso, uma série de vídeos foram produzidos, juntamente com um conjunto de cadernos temáticos os quais disponibilizamos parte desse material para download.

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