Nascido em 2002, o Observatório da Juventude da UFMG celebrou seus 15 anos em 2017 com um seminário e o lançamento de um livro com o mesmo tema, “Por Uma Pedagogia das Juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG”. Organizado pelo professor da Faculdade de Educação da UFMG, Juarez Dayrell, também fundador e coordenador do projeto, a publicação foi construída coletivamente e contou com a contribuição de educadores/as e oficineiros/as que atuaram em diferentes projetos do Observatório da Juventude ou OJ como é carinhosamente chamado por seus/suas integrantes.
Livro do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Secretaria de Educação Básica, a publicação discute sobre a construção de currículo escolar à luz das características da juventude atual.
A série de fanzines Juventude (in/em) Formação foi construída com o objetivo de propor uma reflexão sobre temas relacionados às questões sociais e alguns desafios vivenciados pela juventude, desta forma o Observatório da Juventude (OJ), busca colaborar com o processo de formação dos/as jovens. O OJ, há quase vinte anos vem desenvolvendo pesquisas relacionadas à formação com jovens, com o propósito de sensibiliza-los/as em relação ao contexto social ao qual estão inseridos/as e provoca-los/as, despertando um olhar mais crítico diante dos problemas enfrentados. Estes e outros assuntos não irão se esgotar nesta publicação, nem é este o objetivo deste trabalho, os fanzines tem a finalidade de apenas oferecer um olhar crítico a partir de várias facetas dos assuntos abordados em cada livro.
Em novembro de 2013 foi instituído o Pacto Nacional pelo Fortalecimento a do Ensino Médio por meio da Portaria n° 1.140, o Pacto foi uma proposta do Ministério da Educação que articulou uma série de estratégias e ações entre a União, governos estaduais, distritais, várias instituições e movimentos com o objetivo de construir e implantar políticas para elevação da qualidade do Ensino Médio brasileiro.
Duas estratégias foram articuladas inicialmente, uma delas o redesenho curricular, a outra, envolvia a formação continuada de professores/as do Ensino Médio que teve inicio em 2014. O desenho da formação continuada foi constituído pela articulação de ações existentes do MEC, Universidades Públicas, Secretarias de Educação entre outros órgãos e instituições. A Universidade Federal do Paraná, pelo Observatório do Ensino Médio trabalhou na coordenação da produção dos materiais didático-pedagógicos da formação de professores/as e realização dos seminários nacionais, estes materiais foram elaborados em parceria com outras instituições e o Observatório da Juventude participou na elaboração de um livro temático, destinado à formação dos/as professores/as das escolas de Ensino Médio no Brasil.
No ano de 2012 o Observatório da Juventude em parceria com o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense e o Ministério da Educação desenvolveram o curso de atualização Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador – JUBEMI.
O objetivo principal do curso foi oferecer informações e elementos para que os/as professores/as inscrito/as no curso pudessem refletir sobre o Ensino Médio e, mais especificamente, sobre os temas que remetam aos sujeitos, jovens alunos/as com os quais os/as professores/as atuam.
Além disso, a formação oferecida por meio do curso JUBEMI teve como propósito oferecer a/ao professor/a inscrito/a, instrumental teórico e metodológico para o trabalho cotidiano como articulador/a do Programa Ensino Médio Inovador, para isso, uma série de vídeos foram produzidos, juntamente com um conjunto de cadernos temáticos os quais disponibilizamos parte desse material para download.
O Estado da Arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: Educação, Ciências Sociais e Serviço Social Vol. 1 e 2 são publicações coordenadas pela professora Marília Pontes Sposito, fruto de uma pesquisa nacional que realizou um balanço da produção de conhecimentos discente nos programas de pós-graduação no campo dos estudos sobre Juventude, de 1999 até 2006, nas áreas Educação, Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia) e Serviço Social.
A publicação dos dois volumes deste livro foi uma das ações do Projeto Diálogos com o Ensino Médio, uma parceria iniciada no ano de 2009 entre o Observatório da Juventude da UFMG, o Observatório Jovem da UFF e a então Secretaria de Educação Básica do MEC.
Ao longo dos anos, nos diferentes espaços de formação que o OJ foi convidado a compartilhar saberes, a 1° coletânea que o Programa produziu, foi subsídio para diversas reflexões. O Observatório da Juventude, recebeu retorno de educadores de diferentes locais e, constantes pedidos de construção de um novo material em formato semelhante. Diante disto o OJ produziu uma nova série de caderno temáticos, intitulada Juventude Brasileira e Educação, a publicação, amplia o foco da reflexão, passando de uma discussão exclusiva sobre espaços escolares para um debate que também abarca espaços não escolares.
Como na produção de 2014, o OJ escolheu um objeto de inspiração para a série, transformando em metáfora: o caleidoscópio (instrumento que permite “olhar surpreendentes configurações de imagens”). A partir dos cadernos é possível construir uma visão caleidoscópica com aprendizagens, olhares, escutas, registros, ações e experiências sobre e com as juventudes, cuja forma de ser e estar no mundo também tem caráter caleidoscópico.
A nova série conta com 14 cadernos que versam sobre temáticas relacionadas às juventudes, discutindo sobre aspectos que atravessam, interseccionam, questionam, potencializam e/ou limitam as juventudes e tem a perspectiva de contribuir para a soma dos conhecimentos que cada um/uma já possui, proporcionando (re)fazer olhares, (re)construir conceitos e, especialmente, ampliar juntos/as, as possibilidades de construção de conhecimento e metodologias mosaicas e caleidoscópicas com as juventudes.
O livro intitulado “Ensino Médio “Em debate: Pesquisas, Currículos, Tensões e Disputas” reúne 14 capítulos assinados por pesquisadores do Grupo de Pesquisa EM Debate: Grupo de Pesquisas sobre o Ensino Médio, sediado na Faculdade de Educação da UFMG e coordenado pela Profa. Dra. Shirlei Sales. A obra está dividida em três seções que buscam desvendar a realidade multifacetada e as tensões em torno da reforma do ensino médio: 1) “Análise Curricular do Novo Ensino Médio: tensões, silêncios e disputa”; 2) “Interferências mercadológicas e Governamentalidade neoliberal no Novo Ensino Médio”; e 3) “Impacto das Reformas no Ensino Médio das Juventudes”. O livro tem como objetivo provocar os docentes, jovens alunos/as, pesquisadores/as e sociedade civil a refletir sobre as mudanças realizadas no Ensino Médio e a realidade em que está sendo proposta por essa nova política. O que queremos para o Ensino Médio? Quem queremos formar? Que currículo está em jogo? A quem interessa a Reforma? A proposta é que esta coletânea contribua para uma reflexão crítica da realidade das escolas e de sua relação com os/as jovens alunos/as. Na perspectiva de explorar em profundidade a Reforma do Ensino Médio, os textos do livro abrem um panorama rico de reflexões e discussões frente à complexidade das questões que incidem sobre Currículo, Ensino Médio e Juventudes.
Observatório da Juventude - UFMG